Como vender pelas redes sociais

Última Atualização em 15 de outubro de 2013 por Eduardo Danton

Quer que a mídia social de sua empresa impulsione as vendas? Esteja preparado para gastar o tempo necessário

. Os principais benefícios do marketing de mídia social são o aumento da exposição e aumento do tráfego, afirma o Social Media Examiner em seu relatório “Social Media Marketing Industry Report” que entrevistou mais de 3.000 comerciantes sobre suas atividades nas mídias sociais mais tradicionais como Facebook, Twitter, Google+. A maioria também relatou benefícios, tais como o desenvolvimento de fãs fiéis, geração de leads e melhores posições nos buscadores como Google, Yahoo e Bing, mas apenas 43% dos entrevistados dizem que seus esforços têm impulsionado as vendas. No entanto, os resultados do estudo indicam que, para aqueles que estão dispostos a dedicar tempo nas redes sociais, as vendas seguem.

 Ou seja, enquanto apenas uma minoria reporta melhoria de vendas por conta de marketing de mídia social, se transforma em  maioria entre aqueles que têm utilizado as mídias sociais por pelo menos 3 anos, bem como entre aqueles que passam 11 ou mais horas por semana em marketing de mídia social. Entre os poucos que gastam 40 ou mais horas por semana nas mídias sociais, 62 % afirmaram ter ganho novos negócios.

É claro que os resultados precisam ser tratados com um pouco de cautela, pois muitos comerciantes ainda se sentem incapazes de medir o ROI de suas atividades de mídia social. De fato, apenas 26% dos entrevistados concordaram ou concordaram fortemente, que são capazes de medir o retorno de seus esforços de marketing de mídia social. Esse é um número surpreendentemente baixo , principalmente se 43% sentem que podem atribuir com confiança melhoria de vendas para o social.

 Outro resultado interessante diz respeito à eficácia do marketing do Facebook. O levantamento revela que 86 % dos comerciantes em geral consideram as mídias sociais importante para seus negócios. Enquanto isso, o Facebook é a plataforma mais popular, usado por 92 % dos entrevistados. Dado o uso quase onipresente do Facebook e atitudes favoráveis em relação as mídias sociais como um todo, seria de se esperar que os comerciantes fossem positivos sobre a eficácia do Facebook. Mas , apenas 37% ou concordavam 32% ou concordaram fortemente 5% com a afirmação: “Meu Facebook é um marketing eficaz.”

Isso sugere que os entrevistados, ao mesmo tempo que sentem que a mídia social é uma parte importante de seu mix de marketing, vê o Facebook  mais como componente necessário em suas atividades sociais do que componente mais eficaz.

 Outros achados :

 O Marketing B2C eram 52% mais propensos do que os comerciantes B2B em concordar que o marketing no Facebook é eficaz (44% contra 29%).

As grandes empresas (com 1.000 ou mais empregados) foram igualmente mais susceptíveis do que os entrevistados independentes para encontrar seus esforços gratificantes.
  Pelo menos 60 % dos comerciantes que passam seis horas ou mais por semana em mídias sociais disseram ter visto melhorias no ranking dos buscadores.

Sobre os dados : Os dados são baseados em respostas de 3.025 participantes. 56 %, principalmente consumidores-alvo e 44% empresas. 72 % dos entrevistados com idade entre 30-59, e as mulheres representaram 62 % da amostra da pesquisa. 57% nos EUA , no Reino Unido (9% ), o segundo mais fortemente representado.

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Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?