Twitter para que serve?

Última Atualização em 1 de dezembro de 2013 por Eduardo Danton

O Twitter tem um problema. A maioria das pessoas que você conhece não está nele. Talvez porque elas não entendem para que serve ou porque há uma necessidade de dizer a estranhos o que estão pensando a cada momento do dia. Mas o que é realmente o Twitter?

O Twitter é um sistema de micro blog ou seja você “posta” relatos sobre um determinado assunto em um número limitado de caracteres. O Twitter tem atualmente 250 milhões de usuários ativos mensais. É um número menor do que o Twitter gostaria que fosse. Seu CEO Dick Costolo prevê ter quase o dobro da quantidade de usuários ativos em 2014. Isso também fica muito longe de 1 bilhão de usuários do Facebook. Mas só porque o Twitter não é o maior em acessos ainda, não significa que ele não chegue lá.

O Twitter é um meio muito importante para as empresas se conectarem com seus consumidores e tornarem-se públicas, depois do Google e muitos especialistas em redes sociais acreditam que o Twitter ainda pode superar o Facebook. De acordo com Matthew Knell , vice-presidente da About.com afirmou recentemente que acha que o Twitter é provavelmente a maior rede social mais bem posicionada e prevê o Facebook em declínio, assim como o MySpace, Orkut e etc as redes sociais são movidos a modismos e podem facilmente acabar. Um bom exemplo disso é o Orkut aqui no Brasil que com a popularidade do Facebook foi praticamente desativado pelo Google e está sendo progressivamente absorvido pelo Google+ mas isso é assunto para um outro Post.

Outra curiosidade a respeito do Twitter é o bilionário árabe Príncipe Alwaleed investiu US$ 300 milhões no Twitter em 2011 e afirmou recentemente à Reuters que não pretende vender uma única ação do Twitter. “Acreditamos que isso está apenas começando a tocar a superfície”, disse Alwaleed . “Nós vamos vender zero, nada, no IPO. ”

É difícil saber o que fazer a princípio com o Twitter ao se inscrever. É preciso escrever alguma coisa? É preciso seguir alguém? Sinta-se aliviado ao saber que até mesmo os fundadores do Twitter não souberam o que fazer com o Twitter nesse momento. O primeiro tweet escrito pelo seu co-fundador, Jack Dorsey, não tem qualquer conteúdo.

O Twitter ao contrário de outras redes sociais requer muito trabalho e dedicação,  só assim você atrairá seguidores. Pense que seu twitter é como se fosse um canal de televisão e que os seus “posts” são os programas desse canal. Se você gerar conteúdo interessante e relevante a outras pessoas você terá sucesso no Twitter, mas isso requer tempo e paciência. Essa característica faz do Twitter um poderoso veículo quando que comparado a outras redes sociais por ser focado em conteúdo e também na troca de mensagens entre outro usuários ou seja “relacionamentos”. Para uma empresa não deixa de ser diferente, é uma ferramenta de relacionamento com seu cliente, é utilizado com frequência para dar suporte e comunicar novidades e outras news da empresa.

 

Leave a Comment

Abrir Chat
1
Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?