Marketing

Tráfego Pago: O que é e quais as principais ferramentas

Compreenda de uma vez por todas o que é tráfego pago, como ele agrega no seu negócio e as opções de cobrança disponíveis. 

Todo empreendimento tem como objetivo principal vender seus produtos e serviços e, o Tráfego Pago pode ser essencial. 

No ambiente online não é diferente disso, porém, as coisas são feitas de uma forma um pouco distinta. 

Tráfego pago é uma ferramenta do marketing digital, que se refere a anúncios publicitários que são desenvolvidos em plataformas específicas. 

O objetivo do tráfego pago é aumentar os acessos de sites, assim como, de lojas online ou blogs.

Certamente, a ideia principal do tráfego pago é fazer com que o site apareça na primeira página do mecanismo de busca do Google. 

O tráfego pago faz com que o site tenha cada vez mais acessos, desta forma, aumenta principalmente a possibilidade de aumentar a taxa de conversão. 

Assim como uma maior interatividade e um público alvo no seu aspecto mais amplo. 

Se você ainda não conhecia essa ferramenta, ela pode ser observada quando buscar algum site ou informação no Google, geralmente está disposta como “anúncio” antes da URL, nas primeiras opções da página. 

Conheça as principais ferramentas para programar anúncios

Os anúncios estão disponíveis nas maiores companhias da internet. 

Vale lembrar que os locais que os anúncios irão aparecer depende de cada empresa, assim como a duração dos anúncios e os valores. 

No tráfego pago você disponibiliza um valor para o anúncio e a cada vez que uma pessoa clica no site, é cobrado um valor acordado previamente de acordo com a empresa que foi contratada. 

As empresas destacadas abaixo são as principais no mercado de anúncios pagos: 

  • Facebook Ads – os anúncios são feitos no feed de notícias, stories entre outros;
  • Google Adwords – você inclui palavras chave relacionadas ao seu nicho e aparece nas primeiras opções na ferramenta de busca;
  • Youtube Ads (faz parte do Adwords) – oferece o serviço de incluir anúncios nos vídeos da plataforma;
  • UOL Cliques – possibilita criar campanhas em alguns portais da internet e seus parceiros;
  • Bing Ads – destaque de páginas através das palavras-chave;
  • Twitter Ads – Plataforma de anúncios para Twitter;
  • Pinterest Ads – Finalmente chega ao Brasil a possibilidade de patrocinar pins dentro do Pinterest.

Confira os benefícios de investir em tráfego pago

A principal vantagem neste tipo de abordagem é a opção de selecionar palavras-chave relacionadas ao seu negócio e/ou ao que você deseja comunicar. 

A vantagem é que com as palavras-chave aumentam as chances do site aparecer nas primeiras buscas. 

Outra vantagem é o direcionamento que você pode dar aos anúncios, personalizando de acordo com as informações que você possui. 

Tendo o público alvo e a persona muito bem definidas, você saberá exatamente quem precisa atingir para gerar mais visibilidade ao seu site, assim como aumentar a taxa de conversão. 

O resultado praticamente imediato e o baixo custo inicial também se tornam benefícios interessantes, sobretudo, para quem esta começando agora. 

Ou seja, você pode aumentar a visibilidade das suas campanhas e o alcance da marca, gerar mais leads qualificados e ganhar mais seguidores nas redes sociais. 

Tipos de cobrança de anúncios pagos

Agora que você compreendeu o que é tráfego pago e como ele pode trazer benefícios para o seu negócio. 

Conheça as opções de tipos de cobrança disponíveis e suas diferenciações: 

  • CPC (custo por clique) – a cobrança só é feita a partir do momento em que o usuário clicou no seu site. Nesta modalidade é muito importante ter sua persona definida, afinal você não quer pagar por cliques de pessoas que não tenham interesse no serviço e/ou produto.

    Chamamos esse tipo de cobrança como Leilão uma vez que os valores do clique estão relacionados também a quantidade de pessoas/empresas que está pagando.
  • CPM (custo por mil impressões) – a cobrança é feita a partir do momento que seu anúncio alcança mil impressões. Indicada para quando você quer aumentar o alcance ou reconhecimento da marca;

O tráfego pago disponibiliza as opções que melhor se encaixam aos objetivos do empreendimento. Montei um artigo que explica quanto investir em mídia paga (Google Ads).

Agora você já pode criar os anúncios ideais e atrair cada vez mais visibilidade e taxa de conversão. 

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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