Redes sociais ou mídias sociais referem-se a sites e aplicativos que são projetados para permitir que as pessoas compartilhem conteúdo de forma rápida, eficiente e em tempo real.
Embora muitas pessoas acessem a mídia social por meio de aplicativos de smartphone, essa ferramenta de comunicação começou com computadores.
A mídia social pode se referir a uma ferramenta de comunicação que permite usuários a compartilhar conteúdo.
A capacidade de compartilhar fotos, opiniões e eventos em tempo real transformou a maneira como vivemos e fazemos negócios.
Aqui estão as noções básicas para entender a mídia social e como ela pode ser usada para ajudar a promover seu negócio.
As redes sociais são qualquer ferramenta digital que permite aos usuários criar e compartilhar conteúdo com um determinado público. As mídias sociais abrangem uma ampla variedade de sites e aplicativos.
Algumas plataformas, como o Twitter, são especializados em compartilhar links e mensagens curtas. Outros, como Instagram e TikTok, são focados no compartilhamento de fotos e vídeos.
O que torna a mídia social especial é que ela é ampla e relativamente sem censura. Um local que podemos nos expressar e ser quem somos.
Porém ultimamente muitas redes sociais estão impondo algumas limitações como: retirar imagens que exibem violência ou nudez, postagens ofensivas ou até mesmo cyber bullying (Bullying na internet).
Qualquer pessoa com acesso à Internet pode se inscrever para uma conta de rede social. Eles podem usar essa conta para compartilhar o que quiser e com quem quiser.
Como as mídias sociais são compostas de diversos tipos diferentes de sites e aplicativos, a função dessas ferramentas também varia muito.
No entanto, a maioria das plataformas começam com um usuário criando um perfil, geralmente fornecendo um nome, um endereço de e-mail ou então um número de telefone.
Ao criar um perfil você poderá criar e compartilhar conteúdo. Além de criar conteúdo para seu perfil, você pode encontrar outras pessoas conteúdo esteja dentro do seu gosto.
Portanto dependendo da plataforma, um usuário pode “seguir” (Twitter, Instagram e TikTok), adicioná-lo como um “amigo” (Facebook) ou poderá “se inscrever” na página de outro usuário (Youtube).
Por isso muitas plataformas usam os chamados “feeds” que permitem aos usuários rolar pelo seu próprio conteúdo ou de outras pessoas.
Muitas empresas de mídias sociais usam algoritmos, com base nos dados de perfil de um usuário, para determinar o conteúdo que aparece e a ordem em que aparece.
O feed incluirá conteúdo de usuários “seguidos”, bem como de entidades que pagam para promover seu conteúdo. Esse algoritmo é muitas vezes responsável em calcular a relevância desse usuário com seu público.
Aqui no Brasil muita gente pode falar que foi o Orkut, ou até mesmo o MySpace lá fora mas as redes sociais começaram muito antes do que você pode imaginar: lá nos anos 90!
A primeira mídia social do mundo foi o Six Degrees, criado em 1997. Ele permitia que os usuários carregassem um perfil e fizessem amizade com outros usuários.
Em 1999, os primeiros sites de blog se tornaram populares como GeoCities, Yahoo e Fotolog, criando uma sensação na mídia social que ainda é muito popular nos dias de hoje.
E você o que acha das mídias sociais hoje?
No artigo de hoje vamos falar sobre um tema essencial para qualquer empresa que deseja… Leia Mais
Olá, empreendedor! Você já se perguntou por que tantas empresas ainda investem em blogs? Talvez… Leia Mais
Para quem não sabe, o vídeo marketing é a prática de usar vídeos para promover… Leia Mais
As imagens são usadas para capturar memórias e compartilhá-las. No entanto, seu uso não se… Leia Mais
No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais
Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais
Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.
Ver Comentários