Marketing

Quanto investir em Google Ads?

Quem nunca se perguntou quanto investir em Google Ads? Hoje, de acordo com a Marketing Charts 65% das pequenas e médias empresas (PMEs) investem em publicidade pay-per-click (PPC) ou custo por clique (CPC) em português.

Muitos direcionam seus gastos com anúncios para o Google Ads (anteriormente conhecido como Google AdWords).

Qual é o ROI (Retorno do Investimento) do Google Ads?

Embora o Google Ads ofereça um impressionante retorno do investimento (ROI) de R$ 28 para cada R$ 3,5 gasto (de acordo com pesquisa da ComScore), muitas empresas se perguntam sobre o custo do Google Ads e quanto devem gastar no Google Ads.

Qual é o custo médio do investimento no Google Ads?

O custo médio por clique (CPC) no Google Ads é de R$ 1,20 a R$ 2,60 para a Rede de Pesquisa do Google e menos de R$ 1 para a Rede de Display.

Geralmente, a pequenas empresas gastam em média entre R$ 2mil e R$ 6mil reais por mês no Google Ads, o que não inclui custos adicionais, como agências, ferramentas e etc.

Se você estiver procurando ajuda profissional para gerenciar seus gastos com anúncios no Google Ads, entre em contato conosco e converse com um especialista da Edm2.

E se eu tenho um orçamento restrito?

Uma das melhores coisas do Google Ads é que ele é totalmente personalizado, você pode começar uma campanha investindo bem pouco até menos de R$ 500 porém você deve analisar cuidadosamente o tipo de serviço ou produto que está oferecendo e sua concorrência.

Portanto, não se esqueça que o Google Ads é um leilão e para algumas palavras chaves um único clique pode custar mais de R$ 5 reais e com isso gastar a sua verba diária em poucos minutos.

A verba acabou e agora?

Em alguns casos a campanha acaba gastando o dinheiro sem uma grande performance devido a concorrência.

Por isso é importante usar a ferramenta do google para afunilar ainda mais o seu público. Usar palavras chaves específicas ou de calda longa ou seja aquelas palavras chave com 2 ou mais palavras.

Como o Google Ads funciona?

É essencial entender como a plataforma do google ads funciona para saber como é precificado.

O mecanismo do sistema de leilão do Google desempenha um papel no custo dos seus anúncios, e a compreensão desse sistema pode te ajudar a dimensionar um orçamento para suas campanhas.

O Google Ads utiliza um modelo de leilão para determinar o posicionamento e o custo do anúncio. Um leilão de anúncios começa quando um usuário procura algo no Google.

Se a consulta de pesquisa corresponder às palavras-chave nas quais os anunciantes estão fazendo lances, os anúncios qualificados serão levados a leilão junto com diversos outros anunciantes.

Como funciona o leilão do Google?

No leilão, o posicionamento do anúncio e o custo por clique (CPC) são determinados pela classificação do anúncio. A classificação do anúncio é baseada em duas coisas: seu lance máximo para essa palavra-chave específica e o índice de qualidade do seu anúncio.

Não entrarei em detalhes sobre o Índice de qualidade agora nesse post por se tratar de um assunto bem longo.

O índice de qualidade do seu anúncio é determinado por uma combinação de sua relevância para a palavra-chave que o acionou, sua taxa de cliques (quantos usuários clicam nele x quantas vezes ele é exibido/impressões) e a qualidade de qualquer página que os usuários acessem após clicar no seu ad.

A fórmula de classificação do anúncio é simples:

(Seu lance máximo de CPC) x (Indice de qualidade do seu anúncio).

Portanto, se seu lance máximo para uma palavra-chave específica for R$ 4,00 e seu anúncio tiver um índice de qualidade de 8, sua classificação será de 32.

Em um único leilão, quem terminar com a classificação mais alta ganha o primeiro lugar na publicidade.

O Google também usa a classificação do anúncio para calcular quanto você acaba pagando por clique. A fórmula que eles usam para calcular seu CPC real é:

(Classificação do anúncio abaixo do seu) / (Seu IQ) + R$ 0,01.

O principal argumento aqui é que você pode gastar menos enquanto mantém uma posição de anúncio mais alta se seu anúncio tiver uma qualidade alta.

Como definir um orçamento para sua campanhas?

Quando você anuncia no Google Ads, você tem (principalmente) controle total sobre seus gastos com anúncios.

Existem certas variáveis ​​sobre das quais você tem controle direto como: seu lance máximo de CPC e a qualidade dos seus anúncios, mas também existem fatores que você não pode controlar, como o custo das palavras e a qualidade de seus anúncios dos seus concorrentes.

Por isso, antes de chegar a esse ponto, você deve considerar o quão competitivo é o seu nicho e o quão competitivas são as palavras-chaves individuais dentro do seu segmento.

E o que achou? Já se sente mais preparado para começar a investir em Ads? Portanto saiba que você tem o controle em quanto investir em Google Ads!

Na Edm2 somos especializados em criar, gerenciar e mensurar campanhas Google Ads, veja como podemos te ajudar clicando aqui.

Edson Junior

Desenhista Industrial, pós graduado em marketing e com MBA em Marketing e emprendedorismo em curso. Gosto de postar dicas e informações sobre tendências de design no mercado de varejo.

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