O marketing é indispensável para o sucesso de um negócio. Com o mercado em crise, muitas empresas estão sofrendo com a queda constante de vendas.
Se você tem uma companhia, mas não está contente com os resultados que ela está alcançando, saiba que você pode melhorar e muito as suas vendas investindo em marketing.
Para que você entenda o papel do marketing em uma organização, precisamos primeiro passar por alguns conceitos e quebrar algumas “crenças” a respeito.
A primeira delas é que o marketing tem apenas a função de criar comerciais, promoções e designs bonitos. A verdade é que ele vai muito além disso!
Gestão de produtos e serviços
A função do marketing em uma empresa gira em torno de como uma organização pode entender o mercado e satisfazer suas necessidades e desejos através de produtos e serviços.
Para isso, ela deve ser capaz de criar, comunicar e entregar valor ao seu público-alvo através de experiências consistentes, envolvendo sua marca e tudo que comercializar.
Transformar desejos em necessidades
Outra característica do marketing é transformar desejos em necessidades criando indivíduos ávidos por comprar. (Pode parecer simples, mas na prática não é!).
Processos de marketing exigem uma visão 360º, pois envolvem todas as
etapas necessárias para que um produto ou serviço chegue ao mercado, desde a sua idealização até o momento de venda.
Definição de marcado-alvo, segmentação e posicionamento
A maioria dos produtos e serviços que conhecemos foram concebidos para satisfazer as necessidades de públicos com perfis bem específicos.
Tudo deve partir da observação do mercado, de modo a identificar potenciais problemas que possam ser resolvidos.
A ideia é segmentar o mercado segundo seus desejos, necessidades, fatores demográficos, geográficos e psicográficos.
Construção da marca
As ações de marketing tem como propósito criar todas as condições necessárias para que uma empresa gere vendas. Para isso, é necessário:
Descobrir e identificar novos mercados, mapear necessidades, auxiliar na idealização de produtos e serviços que satisfaçam necessidades/desejos do público-alvo, definir o posicionamento do produto no mercado, criar diferenciação e vantagem competitiva, entre outros…
Qual o seu objetivo no marketing? Conte para nós da EDM2
No artigo de hoje vamos falar sobre um tema essencial para qualquer empresa que deseja… Leia Mais
Olá, empreendedor! Você já se perguntou por que tantas empresas ainda investem em blogs? Talvez… Leia Mais
Para quem não sabe, o vídeo marketing é a prática de usar vídeos para promover… Leia Mais
As imagens são usadas para capturar memórias e compartilhá-las. No entanto, seu uso não se… Leia Mais
No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais
Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais
Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.