Marketing

Qual a diferença entre marketing tradicional e digital?

Um assunto que muitos perguntam para mim é qual a diferença entre marketing tradicional e marketing digital? Eles não são a mesma coisa? Não é tudo marketing?

Bom, a minha resposta é que os dois são marketing e marketing é um assunto muito abrangente e por isso existe uma pequena divisão de canais para diferenciar do que era feito antes da era digital com o que é feito no meio digital.

Eu fiz um artigo muito parecido para tratar de canais de comunicação que dá diversos exemplos de tipos de meios.

O que é Marketing Tradicional?

Em primeiro lugar o marketing tradicional é aquele que utiliza os meios clássicos de comunicação para divulgar uma mensagem e promover um produto ou serviço.

São considerados “tradicionais” anúncios em rádios, TV, mídia impressa, outdoors e out of home analógico (anúncios em pontos de ônibus por exemplo).

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital busca utilizar diversos meios modernos de comunicação como sites de busca, blogs, redes sociais e canais do YouTube para promover sua empresa e divulgar uma mensagens para seus clientes.

Nesse sentido, é a modalidade do marketing que mais tem chamado a atenção nos últimos anos, e não é por acaso.

Os meios digitais além de terem uma mensuração mais facilitada do ROI (retorno do investimento) é também a forma que mais tem crescido nos últimos anos.

Não apenas a mensuração é facilitada mas a cada ano que passa, a internet e as redes sociais estão mais presentes no dia a dia das pessoas.

Afinal qual a diferença entre marketing tradicional e digital?

A diferença é simples, o tradicional visa meios mais “convencionais” e “analógicos” e o marketing digital é feito através de meios 100% digitais.

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

Em primeira mão

Tudo o que você precisa saber sobre branding

No artigo de hoje vamos falar sobre um tema essencial para qualquer empresa que deseja… Leia Mais

% dias atrás

Qual a importância do blog para o SEO?

Olá, empreendedor! Você já se perguntou por que tantas empresas ainda investem em blogs? Talvez… Leia Mais

% dias atrás

A eficácia do vídeo marketing na era digital

Para quem não sabe, o vídeo marketing é a prática de usar vídeos para promover… Leia Mais

% dias atrás

Como transformar imagens em texto online?

As imagens são usadas para capturar memórias e compartilhá-las. No entanto, seu uso não se… Leia Mais

% dias atrás

Chatbots Revolucionários: Transformando a Experiência do Cliente no Marketing Digital

No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais

% dias atrás

5 melhores estratégias de marketing para aumentar suas vendas

Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais

% dias atrás

Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.