Última Atualização em 10 de maio de 2020 por Eduardo Danton
Um assunto que muitos perguntam para mim é qual a diferença entre marketing tradicional e marketing digital? Eles não são a mesma coisa? Não é tudo marketing?
Bom, a minha resposta é que os dois são marketing e marketing é um assunto muito abrangente e por isso existe uma pequena divisão de canais para diferenciar do que era feito antes da era digital com o que é feito no meio digital.
Eu fiz um artigo muito parecido para tratar de canais de comunicação que dá diversos exemplos de tipos de meios.
O que é Marketing Tradicional?
Em primeiro lugar o marketing tradicional é aquele que utiliza os meios clássicos de comunicação para divulgar uma mensagem e promover um produto ou serviço.
São considerados “tradicionais” anúncios em rádios, TV, mídia impressa, outdoors e out of home analógico (anúncios em pontos de ônibus por exemplo).
O que é Marketing Digital?
O Marketing Digital busca utilizar diversos meios modernos de comunicação como sites de busca, blogs, redes sociais e canais do YouTube para promover sua empresa e divulgar uma mensagens para seus clientes.
Nesse sentido, é a modalidade do marketing que mais tem chamado a atenção nos últimos anos, e não é por acaso.
Os meios digitais além de terem uma mensuração mais facilitada do ROI (retorno do investimento) é também a forma que mais tem crescido nos últimos anos.
Não apenas a mensuração é facilitada mas a cada ano que passa, a internet e as redes sociais estão mais presentes no dia a dia das pessoas.
Afinal qual a diferença entre marketing tradicional e digital?
A diferença é simples, o tradicional visa meios mais “convencionais” e “analógicos” e o marketing digital é feito através de meios 100% digitais.