Conheça as diferença entre marketing e publicidade de forma prática nesse artigo que montei. Apesar de andarem juntos há uma diferença entre os dois.
Na sua concepção qual palavra define a diferença entre marketing e publicidade?
Responder essa pergunta pode parecer simples, principalmente porque, de fato, essas duas áreas têm funções diferentes em um negócio, apesar de atuarem de forma conjunta.
Em outras palavras, os dois departamentos caminham juntos, mas cada um com suas características.
O primeiro passo para entender o que difere um do outro é entender como eles funcionam, certo?
Basicamente, o marketing é o departamento responsável por criar diferentes estratégias para levar o produto ou serviço até o cliente final.
Montei um artigo inteiro que fala sobre o marketing aqui.
Para atingir esse objetivo o marketing parte do princípio criado por Philip Kotler, referência mundial do setor, dos 4 Ps: preço, praça, produto e promoção.
Ou seja, essa área da empresa é a que cuida destes aspectos, direcionando as ações para que a companhia tenha sucesso.
Nesse cenário, o marketing necessita de ferramentas para conseguir atrair o seu cliente ideal a partir de informações sobre os consumidores.
Uma das mais tradicionais ferramentas do marketing é, justamente, a publicidade.
A partir dela, as empresas conseguem impactar o cliente final, seja para levar a mensagem sobre um produto, divulgar uma marca, tudo para gerar maior visibilidade perante o consumidor final.
A melhor maneira de entender a diferença entre marketing e publicidade é imaginar uma pizza fatiada.
Olhando para ela inteira vemos o marketing e uma de suas fatias é a publicidade.
Logo, a publicidade é parte do marketing e não existiria sem ele.
Para ficar mais claro, separamos os principais aspectos de diferenciam a publicidade do marketing, a partir dos seguintes assuntos:
Certamente, os dois precisam mensurar seus resultados para saber se estão no caminho certo.
Porém, a dinâmica delas é diferente.
Enquanto a publicidade permite mudanças rápidas nos seus elementos, o marketing é o oposto.
Principalmente por ser mais amplo e robusto, o que demanda mais esforços para qualquer alteração na estratégia.
Resumindo, a publicidade permite mudanças mais rápidas para atingir os resultados desejados.
Por outro lado, o marketing apresenta seus resultados a partir de prazos mais amplos, devido ao grande volume de ações realizadas em conjunto.
Para medir corretamente os resultados o mais indicado é contar com uma agência especializada, como a Edm2.
Enquanto a publicidade tem seu foco totalmente direcionado aos consumidores e prospects, o marketing tem o papel de cativar o cliente interno, ou seja, os colaboradores.
Você acha que o marketing cria estratégias de comunicação somente de olho nas estratégias certas para o mercado consumidor?
Uma das funções do departamento é entender que os colaboradores fazem parte da essência do negócio e eles, mais do que todos, devem ser defensores da marca.
Portanto, a publicidade cria anúncios para atrair novos e antigos consumidores e o marketing, por tras dela, também cria estratégias para o público interno, ou endomarketing.
Com certeza, o ideal é que a diferença entre os dois fique apenas no campo estratégico, já que são departamentos que caminham juntos.
Ainda mais agora, com cada vez mais empresas nascendo no ambiente digital e gerando um grande volume de informações diariamente. Diante deste cenário, criar estratégias de marketing e gerenciar anúncios é primordial para o sucesso do negócio.
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