Os 8Ps do Marketing surgiram pela necessidade da definição de um plano estratégico de marketing mais completo e integrado que acaba indo além dos tradicionais 4Ps.
Antes de falarmos sobre os 8Ps devemos fazer uma pequena introdução ao modelo tradicional dos 4Ps que foi um concebido pelo Jerome McCarthy. Amplamente utilizado por nada mais nada menos que Phillip Kotler o “pai do marketing”.
Os 4Ps se resumem em: Preço, Produto, Praça e Promoção. Em resumo é: definir o produto, onde achar, quanto custará e como chegará ao seu cliente. Em alguns casos é comum chamar os 4Ps em Mix de Marketing.
Atualmente a metodologia dos 8Ps do Marketing é muito popular no Brasil e foi concebida por Conrado Adolpho, um estudioso na área do marketing.
Com os 8 Ps do marketing, a principal mudança é que, antes, o produto era o foco do negócio. Entretanto, agora, o foco é mais sobre as necessidades dos clientes e a sensação do consumidor em fazer um bom negócio.
Pesquisar quem é o seu público. Em campanhas online, quanto mais focada sua estratégia, mais assertiva será. O objetivo desse P é ter precisão de público e falar para quem tem grandes possibilidades de compra do seu produto/serviço. Ou seja é o ato de pesquisar sobre seu cliente.
Análise demográfica, entrevistas e relatórios de comportamento são fontes de dados importantes para essa “pesquisa”.
O planejamento é fundamental para que você tenha controle das atividades de uma ação/campanha, e você deve começar com metas e objetivos. Aqui é crítico definir como, quando sua ação vai começar e qual será o foco dela.
Por exemplo: Atrair clientes que gostam de livros de química a uma loja online especializada.
Se o foco do planejamento é na marca, o trabalho pode começar ao entender como ela está sendo vista e planejar ações e uma nova campanha com foco em divulgar a empresa. Redes Sociais são um bom canal para começar.
Por isso que o planejamento necessita de atividades práticas e datas além dos responsáveis por sua execução.
Hora de botar a mão na massa. O que produzir para que sua estratégia saia do papel? Conteúdo de blog? Redes Sociais? O P de Produção indica quais materiais serão produzidos para a execução de uma campanha ou ação de marketing.
Com as peças do planejamento devidamente produzidas chegou a hora de veicular. Onde publicar os materiais? Em um blog da empresa? No site institucional? O P de Publicação abrange o canal e a forma que a peça será veiculada.
Contudo, a publicação deve considerar fatores como os melhores horários para postagens, a frequência e também o tipo de formato.
Aqui não é promoção de valor ou descontos, mas sim a forma em que um produto, serviço ou até mesmo o conteúdo que você produziu no P anterior pode ser divulgado. O ato de promover sua ação está diretamente ligado a forma em que o conteúdo criado e definido pelo planejamento.
Quais as chances do seu material “viralizar”? O P de propagação determina a forma em que seu conteúdo é difundido para seu cliente final. Podemos dizer que é o fator de alcance de um produto e serviço na rede.
Ou seja, esse P está muito relacionado a mensuração da sua campanha e a forma com que seu produto ou serviço agregado ao conteúdo gerado impactam seu público alvo.
Consiste em criar formas específicas e personalizadas para interagir com seu cliente. Criar experiências únicas de produto/serviço e conceber um índice de personalização associado ao seu funil de venda. A ideia é fazer o cliente sentir que aquilo foi feito para ele.
Portanto quanto mais conhecimento você tiver do seu cliente, mais fácil isso acontecerá será o processo de personalização.
Nada mais é do que mensurar os resultados que é tão prioritário quanto todo o planejamento da estratégia. Portanto o P de Precisão visa estabelecer indicadores de performance que mostrem o desempenho de sua ação ou campanha.
É muito comum o uso da metodologia dos Ps por profissionais de comunicação e agências de marketing em geral.
E aí? O que achou dos 8Ps do marketing? Conte para gente o que achou deste artigo!
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