Marketing

Quais são as atividades da área de marketing?

A área de marketing ou departamento desempenha um papel vital na promoção dos produtos e serviços de uma empresa. Mas nem todas empresas possuem um departamento de marketing, aqui no Brasil é muito comum encontrar pessoas que exercem outras funções dentro da empresa como responsável pela área de comunicação, muitas vezes está junto com o setor de vendas/comercial. O trabalho do Departamento de Marketing é alcançar clientes em potencial, clientes, investidores e / ou a comunidade, criando uma imagem abrangente que representa sua empresa de maneira positiva.

Dependendo da sua empresa, as funções do Departamento de Marketing podem incluir um ou mais dos seguintes itens:

Cuidar da estratégia de marketing

É responsável em conceber e desenvolver uma estratégia de marketing. A estratégia de marketing pode ter como objetivo a atração de clientes, lançamento de produto, aumentar o conhecimento da marca, relacionamento com clientes atuais entre outros objetivos.

Definindo e gerenciando a marca

Isso envolve definir quem você é, o que representa, o que diz sobre si mesmo, o que faz e como sua empresa atua. Isso, por sua vez, define a experiência que você deseja que seus clientes e parceiros tenham quando interagem com você.

Condução e gerenciamento de campanhas e ações de marketing

O marketing identifica proativamente os produtos e serviços nos quais focar ao longo do seu ciclo de vendas e, em seguida, produz materiais e comunicações que divulgam ao seu público alvo. Apesar de parecer simples campanhas de marketing podem ter diversas outras atividades relacionadas como por exemplo: eventos, workshops, videoconferências e etc.

Produção de materiais promocionais

Seu departamento de marketing deve criar os materiais que descrevem e promovem seus principais produtos ou serviços. Eles devem ser mantidos atualizados à medida que esses produtos e serviços evoluem.

Criação de conteúdo

Criar conteúdo, redação para as mais diversas atividades da área de marketing. Um dos principais usos de conteúdo geralmente é o site ou blog da empresa. Seu site geralmente é o primeiro local onde as pessoas procuram informações sobre você. Seu departamento de marketing será responsável por manter o conteúdo da Web atualizado, enquanto também trabalha para garantir que seu site seja exibido rapidamente quando alguém pesquisar seu tipo de negócio.

Monitorando e gerenciando mídias sociais

O marketing deve contribuir, gerenciar e manter suas páginas de mídia social. Ele também deve gerenciar contas e observar atentamente o que está sendo publicado sobre você online.

Produzir comunicados e ações internas

Seus funcionários precisam entender sua empresa, seus valores, objetivos e prioridades. O marketing geralmente é responsável pelas comunicações dos funcionários por meio de um boletim informativo e / ou intranet.
Servindo como contato com a mídia. Quando sua empresa é citada na mídia, um membro do departamento de marketing geralmente atua como porta-voz da sua empresa ou orienta os executivos sobre como responder às perguntas da mídia.

Realização de pesquisas de clientes e de mercado

A pesquisa ajuda a definir mercados-alvo e oportunidades e a entender como seus produtos e serviços são percebidos. Além de estabelecer critérios para lançamento de produtos e serviços de acordo com o comportamento e a definição do seu cliente ideal.

Supervisão de fornecedores e agências externas

O marketing é normalmente responsável por selecionar e gerenciar as agências e fornecedores que produzem materiais de marketing e/ou fornecem suporte de marketing. Isso pode incluir agências de publicidade, gráficas, agências de marketing ou especialistas de relações públicas, freelancers etc.

Portanto a área de marketing é tão importante quanto qualquer outro departamento da empresa. Ela se torna crucial para melhorar a forma como seus produtos ou serviços são vendidos e direcionados para a venda.

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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