Ta aí uma questão que sempre me perguntam: O que é marketing interno, qual a diferença do marketing externo e a relação com o endomarketing. Por isso vou tentar explicar rapidamente o conceito de cada um começando por:
O marketing interno trata-se de criar uma cultura dentro da empresa e sua equipe para estabelecer um ambiente saudável, uma cultura produtiva e engajada. É fazer com que os colaboradores vista a camisa da empresa.
Ou seja estabelecer uma boa comunicação e um ambiente mais agradável a todos.
Portanto no fim das contas, o resultado coletivo faz com que tanto a equipe quanto a empresa saem ganhando.
Apesar dos termos parecerem iguais os conceitos são bem diferentes. O Marketing interno visa a promover a comunicação da equipe, promover colaboração e engajamento.
Por outro lado, o endomarketing é uma estratégia que utiliza de técnicas do marketing tradicional em um público interno: seus colaboradores ou funcionários.
Aplicando táticas que façam com o que ele “compre a ideia da empresa”, como se o colaborador fosse um cliente que deve ser cativado.
Entretanto fica claro que, no fim, o objetivo das duas metodologias é aumentar o resultado da equipe e melhorar o ambiente de trabalho.
O marketing externo é a ação de promoção do seu negócio e dos seus serviços.
Trata-se de levar as pessoas até a porta e alcançar o maior número possível de pessoas que possam estar interessadas em contratar seu produto ou serviço.
Portanto esse tipo de marketing utiliza canais de mídia como por exemplo: Anúncios de TV e rádio, folhetos e brochuras, mídia social e publicidade em mecanismos de pesquisa.
Muitas empresas acabam contratando uma agência de marketing para cuidar das demandas do marketing externo.
O que achou? Deu para esclarecer suas dúvidas?
Colabore deixando seu comentário aqui 🙂
No artigo de hoje vamos falar sobre um tema essencial para qualquer empresa que deseja… Leia Mais
Olá, empreendedor! Você já se perguntou por que tantas empresas ainda investem em blogs? Talvez… Leia Mais
Para quem não sabe, o vídeo marketing é a prática de usar vídeos para promover… Leia Mais
As imagens são usadas para capturar memórias e compartilhá-las. No entanto, seu uso não se… Leia Mais
No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais
Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais
Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.