Marketing

O que são Marketing Interno, Externo, Endomarketing?

Ta aí uma questão que sempre me perguntam: O que é marketing interno, qual a diferença do marketing externo e a relação com o endomarketing. Por isso vou tentar explicar rapidamente o conceito de cada um começando por:

O que é Marketing Interno?

O marketing interno trata-se de criar uma cultura dentro da empresa e sua equipe para estabelecer um ambiente saudável, uma cultura produtiva e engajada. É fazer com que os colaboradores vista a camisa da empresa.

Ou seja estabelecer uma boa comunicação e um ambiente mais agradável a todos.

Quais os benefícios do marketing interno para uma empresa?

  1. O principal benefício desse método é deixar todos bem engajados, trabalhando juntos e no mesmo rumo.
  2. Diminui conflitos e ruídos dentro do ambiente corporativo e promove a colaboração.
  3. Melhoria de rendimento uma vez que a equipe melhora o foco e apresentam performance em comum que ultrapassam as conquistas individuais.

Portanto no fim das contas, o resultado coletivo faz com que tanto a equipe quanto a empresa saem ganhando.

Qual a diferença do Marketing Interno e Endomarketing?

Apesar dos termos parecerem iguais os conceitos são bem diferentes. O Marketing interno visa a promover a comunicação da equipe, promover colaboração e engajamento.

Por outro lado, o endomarketing é uma estratégia que utiliza de técnicas do marketing tradicional em um público interno: seus colaboradores ou funcionários.

Aplicando táticas que façam com o que ele “compre a ideia da empresa”, como se o colaborador fosse um cliente que deve ser cativado.

Entretanto fica claro que, no fim, o objetivo das duas metodologias é aumentar o resultado da equipe e melhorar o ambiente de trabalho.

O que é Marketing Externo

O marketing externo é a ação de promoção do seu negócio e dos seus serviços.

Trata-se de levar as pessoas até a porta e alcançar o maior número possível de pessoas que possam estar interessadas em contratar seu produto ou serviço.

Portanto esse tipo de marketing utiliza canais de mídia como por exemplo: Anúncios de TV e rádio, folhetos e brochuras, mídia social e publicidade em mecanismos de pesquisa.

Muitas empresas acabam contratando uma agência de marketing para cuidar das demandas do marketing externo.

O que achou? Deu para esclarecer suas dúvidas?

Colabore deixando seu comentário aqui 🙂

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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