Última Atualização em 30 de outubro de 2020 por Eduardo Danton
Ta aí uma questão que sempre me perguntam: O que é marketing interno, qual a diferença do marketing externo e a relação com o endomarketing. Por isso vou tentar explicar rapidamente o conceito de cada um começando por:
O que é Marketing Interno?
O marketing interno trata-se de criar uma cultura dentro da empresa e sua equipe para estabelecer um ambiente saudável, uma cultura produtiva e engajada. É fazer com que os colaboradores vista a camisa da empresa.
Ou seja estabelecer uma boa comunicação e um ambiente mais agradável a todos.
Quais os benefícios do marketing interno para uma empresa?
- O principal benefício desse método é deixar todos bem engajados, trabalhando juntos e no mesmo rumo.
- Diminui conflitos e ruídos dentro do ambiente corporativo e promove a colaboração.
- Melhoria de rendimento uma vez que a equipe melhora o foco e apresentam performance em comum que ultrapassam as conquistas individuais.
Portanto no fim das contas, o resultado coletivo faz com que tanto a equipe quanto a empresa saem ganhando.
Qual a diferença do Marketing Interno e Endomarketing?
Apesar dos termos parecerem iguais os conceitos são bem diferentes. O Marketing interno visa a promover a comunicação da equipe, promover colaboração e engajamento.
Por outro lado, o endomarketing é uma estratégia que utiliza de técnicas do marketing tradicional em um público interno: seus colaboradores ou funcionários.
Aplicando táticas que façam com o que ele “compre a ideia da empresa”, como se o colaborador fosse um cliente que deve ser cativado.
Entretanto fica claro que, no fim, o objetivo das duas metodologias é aumentar o resultado da equipe e melhorar o ambiente de trabalho.
O que é Marketing Externo
O marketing externo é a ação de promoção do seu negócio e dos seus serviços.
Trata-se de levar as pessoas até a porta e alcançar o maior número possível de pessoas que possam estar interessadas em contratar seu produto ou serviço.
Portanto esse tipo de marketing utiliza canais de mídia como por exemplo: Anúncios de TV e rádio, folhetos e brochuras, mídia social e publicidade em mecanismos de pesquisa.
Muitas empresas acabam contratando uma agência de marketing para cuidar das demandas do marketing externo.
O que achou? Deu para esclarecer suas dúvidas?
Colabore deixando seu comentário aqui 🙂