Marketing

Psicologia das Cores: O que é e como funciona?

Aprenda o que é a psicologia das cores, como funciona e a importância de aplicar no seu negócio

Certamente, diversas empresas sabem o impacto da psicologia das cores no resultado dos negócios e por isso muitas empresas estudam bem as cores de cara detalhe de sua marca.

Com certeza, todas buscam conquistar seu espaço na cabeça e no coração do seu consumidor, certo?

Aqui no nosso blog você já pôde conferir diversas dicas incríveis e várias ferramentas do Marketing para ajudar neste quesito.

Assim, para completar ainda mais o conjunto de técnicas, hoje vamos falar sobre o que é a psicologia das cores e como funcionam.

A psicologia das cores estuda a forma como o cérebro humano percebe as cores em diferentes aspectos.

Ou seja, .

Logo, fica fácil compreender como as cores que você escolhe usar na sua empresa podem ser determinantes para a forma que seu cliente irá se comportar.

Além, da maneira como irá se sentir. Com certeza você quer despertar sentimentos e sensações positivas nele, certo?

Sem dúvida, algumas empresas ainda cometem o erro de não levar este estudo em consideração e acabam perdendo um diferencial competitivo.

Como a psicologia das cores funciona?

Circulo Cromático

De acordo com o criador da teoria, Johann Wolfgang Von Goethe, as percepções das cores geralmente são diferentes de pessoas para pessoas.

Por isso que, as sensações que as cores causam são iguais.

Ou seja, é necessário antes de qualquer coisa ter a noção de que tipo de sensação, emoção e sentimentos deseja que seu cliente tenha.

Portanto, além das sensações que deseja passar, as cores também precisam ter relação com o negócio em questão ou ao menos representar a empresa.

Por exemplo: se você quer passar uma mensagem de autocuidado e o seu negócio é um Spa, não faz muito sentido usar a cor vermelha.

Afinal de contas, a cor vermelha está conectada à fome, paixão, fúria e todo tipo de sensação intensa.

Assim, para que seja efetivo o uso desta psicologia é fundamental que toda a comunicação da empresa esteja em harmonia e possuam o mesmo objetivo.

Certamente, uma boa forma de ter uma percepção real sobre o estudo é analisar dentro da sua rotina como você se sente diante das cores das marcas conhecidas e consumidas por você.

Portanto, isso irá te proporcionar uma experiência pessoal acerca do assunto.

Conheça o significado das cores

Plano de sentimentos e cores

Agora que você já entendeu o que é a psicologia das cores e como elas funcionam, chegou a hora de conhecer as sensações que elas transmitem.

Preto:

  • Elegância
  • Mistério
  • Secreto
  • Poder

Certamente, esta cor é conhecida por gerar emoções fortes.

Branco:

  • Simpatia
  • Harmonia
  • Fidelidade
  • Inocência
  • Pureza

Sem dúvida, traz sensação de perfeição.

Azul: 

  • Espiritualidade
  • Fantasia
  • Reduz o apetite
  • Produtividade

Violeta: 

  • Femino
  • Magia
  • Beleza
  • Imaginação
  • sabedoria

Vermelho: 

  • Amor
  • Fome
  • Agressividade
  • Ódio
  • Alegria
  • Perigo

Amarelo: 

  • Criatividade
  • Otimismo
  • Juventude
  • Clareza

Certamente, essa cor chama a atenção.

Verde:

  • Renovação
  • Renascimento
  • Crescimento
  • Natureza
  • Bom humor
  • Relaxamento

Laranja: 

  • Energia
  • Vitalidade
  • Impulsão
  • Inspiração

Marrom:

  • Segurança
  • Solidez
  • Sobriedade

Veja como outras empresas fazem uso da psicologia das cores em seus logos:

Agora analise e decida qual melhor se encaixa na mensagem que o seu negócio quer transmitir para os consumidores.

Portanto, não se esqueça que além das mensagens é extremamente importante que as cores possuam harmonia entre si.

Assim a sua identidade visual, embalagens, banners, site de vendas, blog e espaço físico ficaram em completo equilíbrio.

Ou seja, além de marcar o coração e mente do seu cliente também proporcionará uma experiência prazerosa e consequentemente fará com ele consuma outras vezes.

Edson Junior

Desenhista Industrial, pós graduado em marketing e com MBA em Marketing e emprendedorismo em curso. Gosto de postar dicas e informações sobre tendências de design no mercado de varejo.

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