Muitas empresas têm dificuldade de entender porque seu site não possui um bom posicionamento no Google ou tem poucos acessos e pouco retorno financeiro.
Hoje em dia, é fundamental saber a importância dos recursos de SEO para que um site fique em destaque dentre tantos que existem e pode ter certeza que a hospedagem é um fator que se relaciona diretamente com isso.
Uma das maiores preocupações seja para os profissionais de SEO ou para qualquer outro curioso da área, é saber escolher a hospedagem ideal para o seu site.
Esse ponto faz diferença porque a hospedagem do site irá determinar a visão geral dos serviços em que você pode encontrar nesse site, buscando sempre atender às expectativas do visitante. Você quer que o seu cliente se encante e a primeira impressão deve ser sempre a melhor possível.
Para evitar que aconteçam erros no servidor e que o seu visitante acabe voltando para a página de pesquisa, é preciso sabedoria na hora escolher.
Um estudo conduzido por um Instituto Australiano chamado “Web Hosting Austrália” constatou que 50% das pessoas abandonam um site se ele levar mais de 3 segundos para carregar. Entendeu agora a importância da sua decisão?
Você deve fazer um esforço para obter um resultado orgânico sim, mas se a hospedagem de site escolhida não for de confiança e te passar total segurança, todo esse esforço pode ser em vão.
Algumas características definem se uma empresa é amigável para SEO ou não, como por exemplo:
Também conhecido como uptime, o tempo de disponibilidade é basicamente o indicador de quanto tempo o servidor que hospeda o seu site está funcionando sem interrupções e com certeza é o ponto número um que você deve observar.
Acredite, as empresas de hospedagem não conseguem manter um site 100% ativo, então sempre haverá um tempo de inatividade, que também é conhecido como downtime, e que deve ser o menor possível.
Os melhores serviços de hospedagem oferecem até 99,9% e isso representa que por mês, seu site tem um potencial de ficar até quase 44 minutos fora do ar! E estamos falando do melhor serviço.
Quanto menor for esse tempo, melhor é o desempenho da hospedagem e, consequentemente, melhor o retorno para a sua empresa.
Quando o serviço de hospedagem apresenta um percentual grande de instabilidade, isso prejudica diretamente o SEO, isto é, seu site não irá ter um bom resultado nos mecanismos de pesquisa, principalmente se o site ficar caindo o tempo todo.
Existem algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar a monitorar esse desempenho de uptime, como o StatusCake e o UptimeRobot e te ajudarão a garantir que você terá escolhido a melhor empresa para hospedar o seu site.
Se a sua empresa ou marca é nova no mercado, você precisa se consolidar e transparecer segurança de alguma forma para os seus possíveis clientes. Um design amigável e um site profissional feito sob medida para sua empresa vai influenciar mas sentir segurança no site é muito importante. Na verdade, para os usuários, é um dos pontos mais relevantes.
Nada pior para a imagem da empresa do que entrar no site e receber aquela mensagem de que o site não é confiável, não é?
E por esse motivo, o certificado SSL (que é um tipo de certificado de segurança) passa pela hospedagem do site e também conta para o ranqueamento dos sites.
Alguns serviços de hospedagem de site oferecem a instalação do certificado SSL no plano mensal e isso pode acabar tendo um custo final um pouco elevado principalmente para quem está começando.
Mas hoje existe a possibilidade da instalação de certificados gratuitos, então não tem desculpa para deixar que seu site pareça inseguro.
Quase não percebemos o quanto o fator velocidade se tornou primordial no nosso dia-a-dia. Estamos acostumados com muita velocidade em tudo o que fazemos e por isso o que toma mais de 1 minuto do nosso tempo pode ser considerado como algo “demorado”. E não é diferente no que se refere ao seu site.
Essa característica influencia claramente porque um site lento para carregar faz com que o tempo de permanência no site seja menor e haja um desinteresse por parte dos visitantes. Cada vez que um usuário acessa o seu site ele consome uma quantidade de recursos diretamente do servidor de hospedagem.
Seu site precisa carregar com rapidez e para isso, deve ser bem otimizado e ter um bom serviço de hospedagem. Isso irá influenciar diretamente no posicionamento nas pesquisas do Google e o que toda empresa quer é estar em destaque.
Para descobrir como a localização influencia no SEO do seu site, primeiro você precisa pensar em quem é o seu público-alvo.
Se a sua intenção é atingir o público brasileiro, o ideal é que a hospedagem do seu site seja no Brasil pois a localização influencia em termos de ranqueamento no país.
Isso não significa que você não pode hospedar o seu site no exterior. Muitas hospedagens de site do exterior oferecem um serviço de excelente qualidade e essa questão da localização pode acabar se tornando secundária. Mas é importante saber que de alguma forma essa característica irá influenciar, mesmo que seja pouco.
Na verdade, essa questão da localização pode ser impactante se o seu site tiver um volume muito grande de acessos.
Para quem está iniciando um site ou ainda está consolidando sua marca no mercado, a localização acaba ficando em segundo plano e as outras características devem ser priorizadas.
Depois de analisarmos essas características, chegamos a conclusão de que escolher uma boa hospedagem para o seu site é fundamental! Avalie bem o que cada uma das hospedagens tem a oferecer e mesmo que você esteja começando, é possível fazer uma escolha com consciência.
Avalie também o seus objetivos e tome a melhor decisão com foco no que você espera em termos de desempenho e saiba que o mais importante é a relação de custo/benefício e que hoje há muitas ferramentas gratuitas de qualidade que você pode utilizar.
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