Última Atualização em 12 de maio de 2020 por Eduardo Danton
Muitas empresas têm dificuldade de entender porque seu site não possui um bom posicionamento no Google ou tem poucos acessos e pouco retorno financeiro.
Hoje em dia, é fundamental saber a importância dos recursos de SEO para que um site fique em destaque dentre tantos que existem e pode ter certeza que a hospedagem é um fator que se relaciona diretamente com isso.
Uma das maiores preocupações seja para os profissionais de SEO ou para qualquer outro curioso da área, é saber escolher a hospedagem ideal para o seu site.
Esse ponto faz diferença porque a hospedagem do site irá determinar a visão geral dos serviços em que você pode encontrar nesse site, buscando sempre atender às expectativas do visitante. Você quer que o seu cliente se encante e a primeira impressão deve ser sempre a melhor possível.
Para evitar que aconteçam erros no servidor e que o seu visitante acabe voltando para a página de pesquisa, é preciso sabedoria na hora escolher.
Um estudo conduzido por um Instituto Australiano chamado “Web Hosting Austrália” constatou que 50% das pessoas abandonam um site se ele levar mais de 3 segundos para carregar. Entendeu agora a importância da sua decisão?
Você deve fazer um esforço para obter um resultado orgânico sim, mas se a hospedagem de site escolhida não for de confiança e te passar total segurança, todo esse esforço pode ser em vão.
Algumas características definem se uma empresa é amigável para SEO ou não, como por exemplo:
Tempo de disponibilidade
Também conhecido como uptime, o tempo de disponibilidade é basicamente o indicador de quanto tempo o servidor que hospeda o seu site está funcionando sem interrupções e com certeza é o ponto número um que você deve observar.
Acredite, as empresas de hospedagem não conseguem manter um site 100% ativo, então sempre haverá um tempo de inatividade, que também é conhecido como downtime, e que deve ser o menor possível.
Os melhores serviços de hospedagem oferecem até 99,9% e isso representa que por mês, seu site tem um potencial de ficar até quase 44 minutos fora do ar! E estamos falando do melhor serviço.
Quanto menor for esse tempo, melhor é o desempenho da hospedagem e, consequentemente, melhor o retorno para a sua empresa.
Quando o serviço de hospedagem apresenta um percentual grande de instabilidade, isso prejudica diretamente o SEO, isto é, seu site não irá ter um bom resultado nos mecanismos de pesquisa, principalmente se o site ficar caindo o tempo todo.
Existem algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar a monitorar esse desempenho de uptime, como o StatusCake e o UptimeRobot e te ajudarão a garantir que você terá escolhido a melhor empresa para hospedar o seu site.
Segurança
Se a sua empresa ou marca é nova no mercado, você precisa se consolidar e transparecer segurança de alguma forma para os seus possíveis clientes. Um design amigável e um site profissional feito sob medida para sua empresa vai influenciar mas sentir segurança no site é muito importante. Na verdade, para os usuários, é um dos pontos mais relevantes.
Nada pior para a imagem da empresa do que entrar no site e receber aquela mensagem de que o site não é confiável, não é?
E por esse motivo, o certificado SSL (que é um tipo de certificado de segurança) passa pela hospedagem do site e também conta para o ranqueamento dos sites.
Alguns serviços de hospedagem de site oferecem a instalação do certificado SSL no plano mensal e isso pode acabar tendo um custo final um pouco elevado principalmente para quem está começando.
Mas hoje existe a possibilidade da instalação de certificados gratuitos, então não tem desculpa para deixar que seu site pareça inseguro.
Velocidade
Quase não percebemos o quanto o fator velocidade se tornou primordial no nosso dia-a-dia. Estamos acostumados com muita velocidade em tudo o que fazemos e por isso o que toma mais de 1 minuto do nosso tempo pode ser considerado como algo “demorado”. E não é diferente no que se refere ao seu site.
Essa característica influencia claramente porque um site lento para carregar faz com que o tempo de permanência no site seja menor e haja um desinteresse por parte dos visitantes. Cada vez que um usuário acessa o seu site ele consome uma quantidade de recursos diretamente do servidor de hospedagem.
Seu site precisa carregar com rapidez e para isso, deve ser bem otimizado e ter um bom serviço de hospedagem. Isso irá influenciar diretamente no posicionamento nas pesquisas do Google e o que toda empresa quer é estar em destaque.
Localização
Para descobrir como a localização influencia no SEO do seu site, primeiro você precisa pensar em quem é o seu público-alvo.
Se a sua intenção é atingir o público brasileiro, o ideal é que a hospedagem do seu site seja no Brasil pois a localização influencia em termos de ranqueamento no país.
Isso não significa que você não pode hospedar o seu site no exterior. Muitas hospedagens de site do exterior oferecem um serviço de excelente qualidade e essa questão da localização pode acabar se tornando secundária. Mas é importante saber que de alguma forma essa característica irá influenciar, mesmo que seja pouco.
Na verdade, essa questão da localização pode ser impactante se o seu site tiver um volume muito grande de acessos.
Para quem está iniciando um site ou ainda está consolidando sua marca no mercado, a localização acaba ficando em segundo plano e as outras características devem ser priorizadas.
Depois de analisarmos essas características, chegamos a conclusão de que escolher uma boa hospedagem para o seu site é fundamental! Avalie bem o que cada uma das hospedagens tem a oferecer e mesmo que você esteja começando, é possível fazer uma escolha com consciência.
Avalie também o seus objetivos e tome a melhor decisão com foco no que você espera em termos de desempenho e saiba que o mais importante é a relação de custo/benefício e que hoje há muitas ferramentas gratuitas de qualidade que você pode utilizar.