Marketing

Planejamento de Marketing: É importante?

O planejamento de marketing é muito importante para a gestão de atividades, ações e campanhas. Lançar um novo produto, serviço ou até mesmo criar formas de se relacionar com seu público pode ser cansativo e trabalhoso, por isso é tentador pular direto para o meio das coisas, sem planejar adequadamente suas ações.

Embora isso possa funcionar a curto prazo, para ter a maior chance de sucesso, é importante reservar um tempo para planejar o que você deseja alcançar à medida que seus negócios avançam.

O objetivo é o primeiro passo de um planejamento de marketing

A primeira coisa que deve ser definida em um plano de marketing é o objetivo, qual é a finalidade desse conjunto de ações e atividades? O que esperamos conquistar com esse planejamento? São perguntas fundamentais para que o planejamento faça algum sentido.

Vantagens de um plano de marketing

Reunimos algumas vantagens de planejar ações e atividades abaixo:

  • Ajuda você a entender seu cliente

Dedicar um tempo para montar um plano de marketing permite que você pense nos perfil do seu cliente ideal. Depois de saber e entender isso, fica muito mais fácil planejar suas atividades de marketing e é a melhor forma de atingir com eficácia seu público-alvo com seu produto ou serviço. Entretanto é válido analisar o que seu público alvo espera de você.

  • Permite definir metas e objetivos mensuráveis

Ter um plano de marketing lhe dará a chance de escrever suas metas e objetivos, o que, por sua vez, o manterá mais ciente de como alcançá-los e como alcançá-los. Portanto como falamos acima o objetivo é peça chave do quebra cabeça.

  • Evitar decisões precipitadas

Ter uma estratégia e estrutura de marketing significa que há menos chance de seguir na direção errada e a cometer equívocos. Isso ajuda a manter tudo nos trilhos e permite que você planeje sua atividades para se alinhar aos principais ações, que podem ser relevantes para o seu negócio. O tempo e verba são diretamente impactados por más decisões. Ou seja evite decisões sem devida análise.

  • Ajuda a acompanhar seus acertos

Mantenha um registro claro do que foi feito e o resultado assim você poderá mensurara taxa de sucesso de sua campanha.

Com isso você acabará identificando falhas antes mesmo de acontecer. Com isso você poderá avaliar sua atividade em relação ao retorno do investimento e planejar efetivamente próximas ações, sabendo o que funciona e o que não funciona para o seu negócio.

A Importância do planejamento

Com o planejamento você poderá:

  1. Definir, gerenciar e cumprir metas de negócios de longo prazo
  2. Entenda seus clientes e dê a eles o que eles querem
  3. Aumente a lucratividade e o valor que você obtém de seus gastos com marketing
  4. Certifique-se de que seus objetivos de negócios e estratégia de marketing estejam alinhados
  5. Meça o sucesso de sua atividade de marketing
  6. Planeje com eficiência o futuro do seu negócio.

Esperamos que o que você leu tenha lhe dado um pouco mais de conhecimento sobre o processo de planejamento de marketing e como ele pode ser usado para obter sucesso nos negócios. E se precisar de ajuda profissional com o marketing da sua empresa, entre em contato conosco!

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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