Você já deve ter falado alguma vez sobre a Pirâmide de Maslow ou você deve ter até visto em algum lugar mas não sabe exatamente para qual aplicação serve.
Podemos dizer inclusive que é um dos principais conceitos do marketing contemporâneo.
Nascido no Brooklyn, Nova Iorque, Abraham Maslow foi um renomado psicologo estados unidense, ele era formado em direito mas acabou seguindo seus estudos na área da psicologia humana.
Maslow foi professor de psicologia em diversas universidades norte americanas como a Columbia e o Brooklyn College. Trabalhou também no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
E seu mais famoso estudo publicado em 1954 chamado “Theory of Human Motivation” que no português seria “Teoria da Motivação Humana” onde ele introduz a metodologia da pirâmide e das necessidades humanas.
A ideia concebida por Abraham Maslow é que os indivíduos são motivados poe determinadas necessidades em determinados momentos. Ele concluiu que as necessidades humanas são organizadas em uma espécie de hierarquia, da mais prioritária para a menos prioritária. A separação da pirâmide é feita através das seguintes partes:
As necessidades fisiológicas são as mais importantes e necessárias para sobrevivência e bem-estar humano, e devem ser saciadas para ter uma vida saudável e por isso é a base da pirâmide.
O segundo nível da pirâmide diz respeito à eliminação da insegurança na vida do ser humano como riscos a vida, segurança de saúde, prevenção a acidentes entre outros perigos.
Depois dos outros dois níveis temos a necessidade de se relacionar com outros, como família, amigos e qualquer outra relação com outra pessoa. Aqui entra grupos sociais como escola, trabalho, vizinhos.
Além de se relacionar com outras pessoas, também precisamos ser estimados e valorizados por elas. O indivíduo busca a construção da autoconfiança, o respeito e reconhecimento dos demais.
As necessidade de realização são os desejos pelo sucesso pessoal ou profissional, assim como outros aspectos como: Liberdade, Equilibrio Emocional, Esponteneidade e Autonomia.
Obviamente a ponta da pirâmide estão as necessidades mais difíceis de serem satisfeitas, pois beiram o estado mais próximo da perfeição do indivíduo.
Nenhum de seus trabalhos publicados incluía uma representação visual da pirâmide como conhecemos hoje.
O diagrama piramidal que ilustra a hierarquia de necessidades de Maslow pode ter sido criado por um editor de livros de psicologia como uma ilustração mesmo.
Essa pirâmide agora icônica freqüentemente descreve o espectro das necessidades humanas, tanto físicas quanto psicológicas, como acompanhamento de artigos que descrevem a teoria das necessidades de Maslow e pode dar a impressão de que a Hierarquia das Necessidades é uma sequência fixa.
No entanto, começando com a primeira publicação de sua teoria em 1943 Maslow descreveu as necessidades humanas como sendo relativamente fluidas, com muitas necessidades presentes em uma pessoa simultaneamente.
A Pirâmide de Maslow funciona como um mapa de necessidades e o comportamento do consumidor, começar pelas suas demandas pessoais aos níveis mais altos como necessidades de realização.
Geralmente, o marketing e o departamento comercial da empresa cliente usam a teoria de Maslow para classificar leads e clientes nas hierarquias da pirâmide.
Com isso fica mais fácil saber qual a principal exigência do público alvo e abrir um relacionamento com o cliente baseado nessas informações.
O Diagrama da pirâmide de Maslow pode ser aplicada a psicologia também. Embora seu uso mais comum está relacionado a comunicação.
O maior desafio para uma campanha de marketing é conhecer o seu cliente.
É fundamental conhecer seu cliente para poder traçar seu comportamento e suas principais necessidades e assim entregar valor.
Podemos dizer que com a teoria de Maslow, é possível desenvolver estratégias para cada hierarquia da pirâmide, indo muito além do perfil de cliente. Através disso você conseguirá oferer a solução certa para quem realmente precisa.
Por isso é fundamental para qualquer empresa identificar esses estágios para ter um marketing eficiente. Clientes são diferentes com necessidades diferentes por isso é necessário ter uma análise muito eficiente do seu público alvo.
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