Última Atualização em 1 de julho de 2022 por Eduardo Danton
Saiba o que é e por que pesquisa de mercado é importante. Descubra em nosso artigo quais são as informações valiosas que podemos obter nesse tipo de atividade.
Já imaginou por que seus consumidores alvo (público alvo) não estão comprando seus produtos? Existe algum lançamento de um novo produto, serviço ou até mesmo uma nova campanha de marketing, mas não tem certeza do que seu publico alvo deseja?
Para responder às perguntas acima, você precisará da ajuda de seus pontenciais clientes/público.
Mas como coletar esses dados? Nesse caso e em muitas outras situações do seu negócio, a pesquisa de mercado é o caminho para obter todas as respostas que você precisa.
Definição de Pesquisa de Mercado
A pesquisa de mercado é definida como o processo de avaliação da viabilidade de um novo produto ou serviço, por meio de pesquisas realizadas diretamente com potenciais consumidores ou público alvo.
Esse método permite que organizações ou empresas descubram seu mercado-alvo, coletem e documentem opiniões e tomem decisões fundamentadas.
A pesquisa de mercado pode ser realizada diretamente por organizações ou empresas ou terceirizada através agências de pesquisa.
Aqui no Brasil temos alguns nomes famosos como Ipsus, Nielsen, Datafolha e etc.
Como funciona o processo de pesquisa?
O processo de pesquisa de mercado pode ser feito através da implantação de pesquisas, interação com um grupo de pessoas também conhecido como amostra, realização de entrevistas e outros processos semelhantes.
Por que a pesquisa de mercado é importante?
A realização de pesquisas é uma das melhores formas de alcançar a satisfação do cliente, reduzindo a rotatividade de clientes e elevando os negócios.
Razões pela qual a pesquisa de mercado é importante:
- Informações valiosas: Fornece informações e oportunidades sobre o valor de produtos novos e existentes, ajudando assim as empresas a planejar e criar estratégias de acordo.
- Centrado no cliente: Ajuda a determinar o que os clientes precisam e desejam. Entender melhor os clientes e suas necessidades ajudando assim as empresas a projetar produtos ou serviços que melhor se adaptam a eles.
- Previsões de Mercado: Ao entender as necessidades dos clientes, as empresas também podem prever suas vendas e o tamanho do mercado. Podendo por exemplo ajudar a planejar o estoque de um produto.
- Vantagem competitiva: Estar à frente dos concorrentes. As empresas podem elaborar estratégias de negócios que podem ajudá-las a ficar à frente de seus concorrentes.
Objetivos de uma Pesquisa Mercadológica
O principal objetivo da realização de uma pesquisa é entender ou examinar o mercado associado a um determinado produto ou serviço.
Um projeto de pesquisa geralmente pode ter 3 tipos diferentes de objetivos:
- Administrativo: Auxiliar o desenvolvimento de uma empresa ou negócio, através de um planejamento adequado, organização e controle de recursos humanos e assim satisfazer todas as necessidades específicas do mercado, no momento certo.
- Social: Satisfazer as necessidades específicas do cliente por meio de um produto ou serviço necessário. O produto ou serviço deve estar em conformidade com os requisitos e preferências de um cliente quando consumido.
- Econômico: Determinar o grau de sucesso ou fracasso econômico que uma empresa pode ter ao ser nova no mercado, assim como novos produtos ou serviços.