Última Atualização em 11 de março de 2020 por Eduardo Danton
No mundo do marketing a todo instante vemos cases de sucesso, vencedores de prêmios x, y, z e também falhas e erros de comunicação. Esses erros muitas vezes não são relacionados a aquela peça publicitária que virou meme, ou então aquele erro de digitação no impresso. É obvio que esses exemplos não podem acontecer mas se acontecer é possível tirar proveito da situação principalmente quando uma campanha vira “meme”.
Erros acontecem até com os grandes!
Esse artigo aqui é mais para listar os principais erros que vejo acontecendo de empresas de todos os tamanhos cometendo. Lembrem-se nem sempre uma grande empresa possui um marketing exemplar, estatuetas, prêmios e palestras podem valer de algo mas mesmo com grandes prêmios acumulados ainda esbarramos em equívocos como vou listar abaixo.
Top 10 Erros de Marketing que encontro sendo fornecedor da área de comunicação:
- A empresa que não foca no cliente certo ou possui uma comunicação difusa com o seu público alvo. Ou seja Encontrar a pessoa certa para que você possa oferecer seu produto ou serviço não é uma tarefa simples e requer muito estudo.
- A organização que não entende o que seu cliente quer. Nunca foi tão importante colher feedback como nos dias de hoje. Ter uma comunicação bilateral é fundamental para aprimorar produtos, serviços e oferecer um atendimento com qualidade.
- Falta de monitoramento de concorrentes. Como diz o velho ditado “Mantenha seus amigos perto e seus inimigos mais ainda” a mesma frase se aplica a concorrentes, observe, estude, monitore e engaje com seu concorrente.
- A empresa não faz o marketing interno. Portanto, sempre mantenha seus stakeholders motivados para que objetivos sejam alcançados. A força do marketing tem que vir de dentro e não de fora! Pense nisso.
- Dificuldade em identificar oportunidades e em transformar adversidades em oportunidades. Escrevi algo parecido sobre o Coronavírus, Marketing e Inovação que reflete em usar problemas reais e críticos em uma forma de forçar o reaprendizado.
- O planejamento de ações e processos são inexistentes ou até mesmo deficientes. Ter um foco, um planejamento com um objetivo claro é primordial para o sucesso. Lembre-se “menos é mais” e não confunda planejamento com vastas apresentações e documentos que muita gente não vai ler e não vai seguir.
- Erros no mix de produtos e serviços. Outro problema comum é quando a empresa não sabe readequar produtos ou serviços seja por questão de tecnologia, sazonalidade entre outros fatores. O gerenciamento de mix de produto é algo muito maior do que se imagina e por isso existem diversos estudos referente a esse setor.
- A marca da empresa não possui um trabalho consistente para se tornar conhecida. Ou seja fazer do nome da empresa ficar conhecido pelo menos no segmento na qual ela pertence.
- Falta de organização não permite que o marketing seja feito adequadamente. Nesse aspecto envolve problemas com pessoal, equipe e seus departamentos.
- Falta de uso de ferramentas tecnológicas e carência de tecnologia. Esse item já fala por si só. Reaprender, reconstruir e repensar técnicas e formas que atividades são feitas é fundamental.
Minha conclusão
Podemos aumentar ainda mais essa lista dos 10 erros de marketing mais comuns para 50…100.. Procurei citar aqui os itens que mais vejo acontecer quando pegamos um projeto de uma empresa para fazer. Sabemos que toda empresa tem problema e para isso que nós da Edm2 existimos, para auxiliar o departamento de marketing a fechar esses gaps. A transformação não acontece de um dia para o outro mas é importante se manter crítico ao ponto de questionar se o que você está fazendo para sua organização realmente é efetivo.