Você já deve ter reparado que o uso de QR codes estourou principalmente nas lives e em programas de TV da atualidade. O motivo é simples, é tornar fácil o acesso a uma determinada informação ou até mesmo um link. Mas porquê o QR code se tornou tão popular e o que são de fato?
Um código QR (Quick Response no inglês), ou traduzido como “código de resposta rápida”, é um código que pode ser lido rapidamente por um telefone celular (daí a palavra “rápido” no nome).
Usando assim uma combinação de espaçamento como um tipo de código de barras de matriz (um código de barras 2-D), quando um código QR é digitalizado, ele transmite uma grande variedade de informações.
Os códigos QR têm uma ampla variedade de usos em todos os tipos de indústrias, como no varejo, no marketing, na televisão e nas cadeias de logística.
Atualmente, a maioria dos códigos QR pode ser digitalizada com um smartphone.
Existem diversos aplicativos gratuitos para leitura de QR para dispositivos Android e iOS (também com a câmera). Na maioria das vezes, você simplesmente abre o aplicativo e ele verifica automaticamente o código QR com o toque de um botão.
Embora os códigos QR e os códigos de barras sejam semelhantes na prática, os códigos QR contêm mais informações porque têm a capacidade de armazenar informações tanto horizontal quanto verticalmente.
Já os códigos de barras convencionais usam apenas informações horizontais.
Embora os códigos de barras funcionem maravilhosamente em situações como digitalização de itens de supermercado, os códigos QR têm uma capacidade muito maior de transferência de informações, provavelmente foi o que os tornou populares.
A invenção desse tipo de código se deu como resultado da crescente demanda por tecnologia para aliviar a carga dos caixas dos supermercados especificamente no Japão.
Os supermercados na época estavam com um grande problema: os códigos de barras só podiam armazenar cerca de 20 caracteres alfanuméricos de informações e funcionavam com uma dimensão (uma direção de codificação).
Em resumo uma empresa chamada Denso Wave Inc. e seu engenheiro Masahiro Hara veio com a ideia de um código multilinear para o armazenamento de mais informações através da leitura ótica de um código.
A DENSO WAVE tornou pública sua invenção do QR Code em 1994 sem registrar direitos de patente e isso fez com que o uso do código explodisse.
Há uma grande variedade de usos sendo os principais abaixo:
Agora que você sabe o que são, como usar e quem inventou que tal fazer uso dessa tecnologia para seu negócio?
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!
No artigo de hoje vamos falar sobre um tema essencial para qualquer empresa que deseja… Leia Mais
Olá, empreendedor! Você já se perguntou por que tantas empresas ainda investem em blogs? Talvez… Leia Mais
Para quem não sabe, o vídeo marketing é a prática de usar vídeos para promover… Leia Mais
As imagens são usadas para capturar memórias e compartilhá-las. No entanto, seu uso não se… Leia Mais
No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais
Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais
Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.
Ver Comentários
Os QRs Codes tem facilitado cada vez mais a nossa vida trazendo praticidade e rapidez, vocês estão de parabéns pelo artigo rico e de valor que vocês criaram para nós leitores!