Categorias: Marketing

Utilizando KPI’s para ações de marketing

Durante algum tempo aqui na Edm2 tenho notado que muitas empresas sejam elas grandes ou pequenas possuem uma certa dificuldade de mensurar de onde, como e quando seus leads aparecem. Lembrando que leads são potenciais compradores que podem se tornar clientes. Algumas empresas não possuem recursos humanos para tomar conta disso ou não consideram importante saber o que dá certo e o que não dá. Mas para que uma empresa tenha sucesso em suas ações primeiro é importante estudar o estado atual do marketing, fazer uma apuração ou diagnóstico do que é feito hoje e o que será feito amanhã para determinar uma estratégia e seu objetivo.

O que são KPIs e como determinar “KPIs”?

Na hora de determinar a eficácia de uma ação ou campanha de marketing existem muitos indicadores que podem de fato concluir se sua ação foi boa ou não mas isso vai depender do objetivo da ação, como por exemplo: existem muitas ações que não são focadas em atrair clientes diretamente, já outras tem o único objetivo mostrar que a empresa existe. Por isso é importante definir os KPIs de uma ação, mas afinal de contas o que são KPIs??
KPI é uma sigla inglesa “Key Performance Indicator” ou em portugues “Indicador chave de desempenho” (KPI) é uma medida específica de desempenho de uma organização em alguma área do seu negócio. As vezes para algumas empresas o importante não é o número de vendas mas sim quantas vendas foram entregues no prazo, quantos clientes pediram o produto ou serviço anunciado e quanto % a determinada venda de um produto compõe a receita total da empresa. KPI é um indicador que difere de acordo com o objetivo do negócio e também da ação de marketing em sí. O uso desse tipo de indicador pode otimizar o jeito que olhamos a números de resultado de  campanhas principalmente as campanhas digitais que podem ser facilmente mensuradas. O ROI ou “Return on Investment” pode ser considerado um KPI, ou seja podemos dizer que o KPI é o pai do ROI e que KPI’s são um conjunto de indicadores sobre determinada campanha ou ação de marketing.

Exemplos de KPI

  • ROI – Retorno sobre investimento.
  • Número de potenciais clientes e clientes fechados.
  • Quais campanhas compõem seu lucro/receita.
  • Quais canais vendem mais que outros.

Por isso KPI é uma poderosa ferramenta dentro de uma empresa, pois só assim você poderá ter certeza se as ações que sua empresa propõe são eficientes.

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