Última Atualização em 30 de setembro de 2019 por Eduardo Danton
Já explicamos, no post anterior, o que é o marketing B2B.
Para quem não leu o outro artigo, vamos explicar aqui, rapidinho, o conceito de Marketing B2B.
O conceito nada mais é que o processo que envolve a venda de um produto ou serviço de uma empresa para outra empresa.
Seu nome deriva da expressão inglesa “business-to-business” que quer dizer marketing de empresa para empresa.
Agora ficou fácil de entender, né? Vamos então, agora, aprender as suas principais características.
Estratégia específica
O marketing B2B permite muitas estratégias. Bem mais que o B2C (que você verá no próximo post). Aqui, o foco do marketing pode ser dividido em três linhas de atuação de vendas ao cliente, porém com objetivos totalmente diferentes em relação ao público-alvo e ao segmento do mercado no qual a empresa atua.
Agências de marketing B2B são um exemplo perfeito desse tipo de negócio.
Conceitos
O marketing B2B envolve empresas nas duas pontas e, por isso, é executado pelas agências de uma forma diferente do marketing para consumidores, o B2C.
Agências de Marketing B2C
O Marketing B2B precisa estar muito mais focado na geração de leads qualificados para a equipe de vendas, no acompanhamento dos processos de vendas e na entrega do produto ou serviço dentro do prazo determinado.
Estratégia de marketing B2B
Otimizar a geração de leads é o primeiro passo para alcançar uma estratégia de marketing B2B. Logo, todas as ações propostas precisam ser trabalhadas de forma a avançar pelo funil de vendas até chegar no momento da compra em si.
Especialização
O público B2B busca eficiência e experiência naquele segmento. Sendo assim, o processo de compra B2B tende a ser mais racional e conduzido por uma lógica própria do negócio.