Marketing

O que faz um gerente de marketing

O gerente de marketing desempenha um papel crucial em ajudar uma empresa a divulgar, vender produtos e serviços ao mercado.

Eles podem liderar e influenciar a forma como uma marca parece e se relaciona, e as funções do gerente de marketing podem cobrir todo o esforço de comunicação de uma empresa.

Quais são as principais funções de um gerente de marketing?

Lembrando que a gerencia de marketing é muito parecida com a coordenação de marketing.

Por outro lado o cargo de gerente é mais abrangente e está ligado a liderança de uma equipe além de outras responsabilidades administrativas mais complexas que o coordenador. Mas não entrarei a fundo nesse tópico neste artigo.

As funções de um gerente de marketing podem variar de acordo com a empresa, seu tamanho e o setor.

No entanto, a maioria dos gerentes de marketing possuem algumas responsabilidades em comuns.

Principais Responsabilidades de um gerente de marketing:

  • Criar informativos promocionais para impulsionar os negócios;
  • Coordenar vários canais de estratégias de marketing;
  • Gerenciamento de orçamento (budget) de campanhas de marketing;
  • Testar novas oportunidades de mercado;
  • Construir relacionamentos com os meios e canais de comunicação;
  • Gerenciar e direcionar estratégias de mídias sociais;
  • Avaliar o desempenho das campanhas de marketing;
  • Solucionar problemas de campanhas de marketing que não apresentam bom desempenho;
  • Monitorar e melhorar o SEO (Otimização de Busca);
  • Gerenciamento de funcionários e fornecedores terceirizados;
  • Auxiliar e planejar o SAC (Serviço de Atendimento ao cliente);
  • Estudar e propor novas maneiras de promover produtos e serviços;
  • Educar os funcionários (público interno) de outras áreas da empresa sobre as tendências de marketing do setor;
  • Analisando o feedback do cliente em diversas plataformas; (Escutar o cliente é sem dúvida fundamental para o cargo).
  • Analisar retornos de publicidade e reportar à alta administração;

Atividades diárias que gerente possuem:

  • Organizar o fluxo de trabalho do departamento como um todo.
  • Desenvolver, implementar e supervisionar todas as estratégias de marketing e publicidade, bem como atividades promocionais.
  • Gerenciar e coordenar equipe de criação.
  • Análise demográfica para delimitar mercados-alvo para novos produtos, marcas ou serviços.
  • Monitorar as estratégias de marketing dos concorrentes para medir seu impacto.
  • Acompanhar os efeitos das estratégias de marketing implementadas.
  • Pesquisar e avaliar a viabilidade e lucratividade de produtos, marcas ou serviços existentes e futuros.
  • Manter-se atualizado com as tendências e requisitos de marketing para garantir que suas estratégias de marketing estejam em conformidade com as práticas mais recentes. Ou seja manter-se atualizado é fundamental nesse meio.

Lembre-se que nem sempre são necessárias todas essas atividades serem executadas, isso vai variar de acordo com a estrutura da empresa portanto não se preocupe se alguma atividade estiver fora do escopo. Espero que tenha conseguido esclarecer um pouco a função do gerente de marketing em uma organização. Deixe seu comentário!

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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  • Com o mercado cada vez mais globalizado e com o avanço das tecnologias de comunicação é dificil se manter atualizado para se tornar um gerente de marketing

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