Última Atualização em 7 de setembro de 2020 por Eduardo Danton
O gerente de marketing desempenha um papel crucial em ajudar uma empresa a divulgar, vender produtos e serviços ao mercado.
Eles podem liderar e influenciar a forma como uma marca parece e se relaciona, e as funções do gerente de marketing podem cobrir todo o esforço de comunicação de uma empresa.
Quais são as principais funções de um gerente de marketing?
Lembrando que a gerencia de marketing é muito parecida com a coordenação de marketing.
Por outro lado o cargo de gerente é mais abrangente e está ligado a liderança de uma equipe além de outras responsabilidades administrativas mais complexas que o coordenador. Mas não entrarei a fundo nesse tópico neste artigo.
As funções de um gerente de marketing podem variar de acordo com a empresa, seu tamanho e o setor.
No entanto, a maioria dos gerentes de marketing possuem algumas responsabilidades em comuns.
Principais Responsabilidades de um gerente de marketing:
- Criar informativos promocionais para impulsionar os negócios;
- Coordenar vários canais de estratégias de marketing;
- Gerenciamento de orçamento (budget) de campanhas de marketing;
- Testar novas oportunidades de mercado;
- Construir relacionamentos com os meios e canais de comunicação;
- Gerenciar e direcionar estratégias de mídias sociais;
- Avaliar o desempenho das campanhas de marketing;
- Solucionar problemas de campanhas de marketing que não apresentam bom desempenho;
- Monitorar e melhorar o SEO (Otimização de Busca);
- Gerenciamento de funcionários e fornecedores terceirizados;
- Auxiliar e planejar o SAC (Serviço de Atendimento ao cliente);
- Estudar e propor novas maneiras de promover produtos e serviços;
- Educar os funcionários (público interno) de outras áreas da empresa sobre as tendências de marketing do setor;
- Analisando o feedback do cliente em diversas plataformas; (Escutar o cliente é sem dúvida fundamental para o cargo).
- Analisar retornos de publicidade e reportar à alta administração;
Atividades diárias que gerente possuem:
- Organizar o fluxo de trabalho do departamento como um todo.
- Desenvolver, implementar e supervisionar todas as estratégias de marketing e publicidade, bem como atividades promocionais.
- Gerenciar e coordenar equipe de criação.
- Análise demográfica para delimitar mercados-alvo para novos produtos, marcas ou serviços.
- Monitorar as estratégias de marketing dos concorrentes para medir seu impacto.
- Acompanhar os efeitos das estratégias de marketing implementadas.
- Pesquisar e avaliar a viabilidade e lucratividade de produtos, marcas ou serviços existentes e futuros.
- Manter-se atualizado com as tendências e requisitos de marketing para garantir que suas estratégias de marketing estejam em conformidade com as práticas mais recentes. Ou seja manter-se atualizado é fundamental nesse meio.
Lembre-se que nem sempre são necessárias todas essas atividades serem executadas, isso vai variar de acordo com a estrutura da empresa portanto não se preocupe se alguma atividade estiver fora do escopo. Espero que tenha conseguido esclarecer um pouco a função do gerente de marketing em uma organização. Deixe seu comentário!
Com o mercado cada vez mais globalizado e com o avanço das tecnologias de comunicação é dificil se manter atualizado para se tornar um gerente de marketing