Reunimos as principais informações que você precisa para entender exatamente o que é Persona e para que serve essa ferramenta
Você sabe o que é a Persona e para que ela serve no marketing digital?
Sem dúvida, muitos empreendedores não sabem a resposta para esta pergunta.
Entretanto, basta olhar para o público-alvo para saber as características básicas deste personagem que, na verdade, simboliza diferentes clientes.
Ou seja, cada negócio pode ter diversos tipos de personas, de acordo com comportamentos comuns entre um grupo de consumidores.
Atualmente, diversas ferramentas ajudam nas decisões de uma empresa, incluindo identificar perfis de clientes, sabia?
Isto é, podemos usar as informações que já existem, somadas a novos dados de pesquisas.
Porém, o fator principal que não pode ficar de fora da construção desse personagem é considerar a complexidade das pessoas.
Estamos falando das reações que uma pessoa de verdade tem, entende?
Por isso que damos nome, idade, gênero, hábitos, profissão, entre outras características à cada persona criada.
Tudo isso faz parte de uma estratégia que coloca a empresa dentro do universo dos seus clientes.
Agora, responda rápido: você consegue entender a importância disso para a sua empresa?
Sem dúvida, depois de definir as personas, os gestores têm maiores chances de criarem ações mais eficientes.
Por exemplo, seu consumidor consome mais conteúdo digital? Prefere as promoções? Dá valor à qualidade dos seus produtos?
Para profissionais de marketing, conhecer o público-alvo faz parte dos itens básicos de sobrevivência neste mercado.
Ou seja, na hora de criar as estratégias de vendas você conta com informações detalhadas sobre os clientes que tornam a comunicação mais eficiente.
Para ficar mais claro, pense na persona como um personagem imaginário que representa os diferentes comportamentos dos consumidores.
Para chegar nesse perfil, precisamos saber o que eles buscam, quais suas metas de vida, de onde vêm, até seu comportamento de compra.
A partir de um profundo conhecimento sobre os hábitos do seu cliente, os líderes conseguem criar estratégias potencializadas.
Isto é, decisões que ajudam a criar um relacionamento mais próximo e humanizado entre a marca e o consumidor.
Sabe quando uma empresa consegue falar a mesma linguagem do seu cliente?
Isso significa um acerto em cheio na criação de personas e um tom de comunicação que conversa com o consumidor.
Em outras palavras, seu conteúdo tem relevância para a sua audiência porque trata das preocupações e interesses que eles têm.
Talvez, o maior desafio esteja em conseguir manter seu conteúdo sempre relevante para garantir engajamento e compartilhamento.
Nesse sentido, nada melhor do que definir as personas para se manter conectado ao consumidor.
Com base nas informações que você acabou de ler, certamente fica mais fácil encontrar as personas do seu negócio.
Portanto, reúna as informações que você tem sobre seus clientes e aumente a base de dados com pesquisas periódicas.
Use as ferramentas disponíveis para coletar as informações sobre o seu cliente e transforme elas em oportunidades e ações eficientes.
Além disso, conte com a Edm2 para montar a estrutura de captação de informações e te ajudar a conhecer ainda mais o seu cliente.
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