Marketing é um assunto muito abrangente e pode ter diversas interpretações. É a mesma coisa que falar o que é administração, é uma matéria inteira para ser definido em poucas palavras. No entanto se te perguntassem hoje: O que é marketing? Qual seria a sua resposta?
Com certeza, cada pessoa daria uma resposta diferente da outra, afinal, marketing pode ser tudo e mais um pouco.
O que mais vejo por aí são pessoas que definem o marketing como “pessoa que faz arte” ou que trabalha com publicidade. Mas na verdade o marketing é muito mais que isso.
Marketing, na verdade, é um compilado de atividades relacionadas a comunicação. Podendo ser propaganda, vendas, promoção, divulgação, precificação, pesquisa e etc.
Segundo o renomado Philip Kotler, o pai do marketing moderno, “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. Ou seja, marketing é um conjunto de processos que acontecem simultaneamente com o objetivo de atingir o desejo do consumidor e vender um produto ou serviço.
De acordo com o pai da administração moderna Peter Drucker o marketing desempenha uma função básica porém fundamental para o mundo dos negócios:
“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.”
Não importa o seu objetivo. Venda, divulgação, promoção, branding. O resultado esperado é sempre impactar e entender o consumidor, podendo, assim, oferecer a ele o que há de melhor dentro do seu ramo de trabalho.
Logo, marketing é possível sem propaganda. E se seu departamento de comunicação só faz propaganda, então ele é apenas um departamento de comunicação, um dos braços do marketing.
Criei um artigo explicando sobre as funções do Departamento de Marketing deve traçar objetivos, buscar novas estratégias e atingir metas. Ou seja, saber cada passo pra chegar ao objetivo. Planejamento, ação, monitoração, criação, atendimento. Tudo isso deve ser feito para analisar seu cliente, saber o que ele precisa, e como você chegará nele. E ai, você está fazendo seu marketing?
Outra pergunta muito comum que me fazem é o que faz uma agência de marketing e se as agências são responsáveis por “tudo” do marketing. A Resposta é não, marketing é muito importante para deixar somente na mão de uma agência e por isso todos os colaboradores da empresa devem ter noções básicas de marketing para que o trabalho da agência seja eficiente. Esse assunto abre caminho para um outro artigo que fiz sobre o que a Edm2 Marketing faz para seus clientes.
No artigo de hoje vamos falar sobre um tema essencial para qualquer empresa que deseja… Leia Mais
Olá, empreendedor! Você já se perguntou por que tantas empresas ainda investem em blogs? Talvez… Leia Mais
Para quem não sabe, o vídeo marketing é a prática de usar vídeos para promover… Leia Mais
As imagens são usadas para capturar memórias e compartilhá-las. No entanto, seu uso não se… Leia Mais
No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais
Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais
Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.
Ver Comentários
Esses são exemplos de recursos de marketing digital.