Você que é empreendedor certamente já deve ter lido ou escutado a expressão “B2B”. Você sabe o que isso significa?
Marketing B2B é o processo que envolve a venda de um produto ou serviço de uma empresa para outra empresa.
Seu nome deriva da expressão inglesa “business-to-business” que quer dizer marketing de empresa para empresa.
Agora ficou fácil de entender, né? Vamos então, agora, aprender as suas principais características.
Construção de relacionamentos
O marketing B2B envolve a construção de relacionamentos valiosos para garantir clientes duradouros. E esse é um objetivo importante para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
Conceitos
Como mencionamos, o marketing B2B envolve empresas nas duas pontas e, por isso, é executado de uma forma diferente do marketing para consumidores, o B2C (que abordaremos um pouco mais pra frente).
Objetivos
O Marketing B2B precisa estar muito mais focado na geração de leads qualificados para a equipe de vendas, no acompanhamento dos processos de vendas e na entrega do produto ou serviço dentro do prazo determinado.
Além disso, a estratégia de pós-vendas também desempenha uma importante função nesse método (tudo isso para estabelecer um relacionamento mais duradouro entre as empresas).
Estratégia de marketing B2B
Otimizar a geração de leads é o primeiro passo para alcançar uma estratégia de marketing B2B. Logo, todas as ações propostas precisam ser trabalhadas de forma a avançar pelo funil de vendas até chegar no momento da compra em si.
Prioridades
Anota aí! Quando o cliente é empresa, ele possui necessidades e prioridades diferentes de quando é consumidor final. O público B2B busca eficiência e experiência naquele segmento. Sendo assim, o processo de compra B2B tende a ser mais racional e conduzido por uma lógica própria do negócio.
Quer saber mais sobre o marketing B2B? Então fique ligado nos próximos posts
No artigo de hoje vamos falar sobre um tema essencial para qualquer empresa que deseja… Leia Mais
Olá, empreendedor! Você já se perguntou por que tantas empresas ainda investem em blogs? Talvez… Leia Mais
Para quem não sabe, o vídeo marketing é a prática de usar vídeos para promover… Leia Mais
As imagens são usadas para capturar memórias e compartilhá-las. No entanto, seu uso não se… Leia Mais
No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais
Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais
Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.