Última Atualização em 17 de setembro de 2019 por Eduardo Danton
Você que é empreendedor certamente já deve ter lido ou escutado a expressão “B2B”. Você sabe o que isso significa?
Marketing B2B é o processo que envolve a venda de um produto ou serviço de uma empresa para outra empresa.
Seu nome deriva da expressão inglesa “business-to-business” que quer dizer marketing de empresa para empresa.
Agora ficou fácil de entender, né? Vamos então, agora, aprender as suas principais características.
Construção de relacionamentos
O marketing B2B envolve a construção de relacionamentos valiosos para garantir clientes duradouros. E esse é um objetivo importante para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
Conceitos
Como mencionamos, o marketing B2B envolve empresas nas duas pontas e, por isso, é executado de uma forma diferente do marketing para consumidores, o B2C (que abordaremos um pouco mais pra frente).
Objetivos
O Marketing B2B precisa estar muito mais focado na geração de leads qualificados para a equipe de vendas, no acompanhamento dos processos de vendas e na entrega do produto ou serviço dentro do prazo determinado.
Além disso, a estratégia de pós-vendas também desempenha uma importante função nesse método (tudo isso para estabelecer um relacionamento mais duradouro entre as empresas).
Estratégia de marketing B2B
Otimizar a geração de leads é o primeiro passo para alcançar uma estratégia de marketing B2B. Logo, todas as ações propostas precisam ser trabalhadas de forma a avançar pelo funil de vendas até chegar no momento da compra em si.
Prioridades
Anota aí! Quando o cliente é empresa, ele possui necessidades e prioridades diferentes de quando é consumidor final. O público B2B busca eficiência e experiência naquele segmento. Sendo assim, o processo de compra B2B tende a ser mais racional e conduzido por uma lógica própria do negócio.
Quer saber mais sobre o marketing B2B? Então fique ligado nos próximos posts