Marketing

O que é Marketing 4.0

Como falamos anteriormente, em outros posts, a reputação e a confiança da sua empresa não estão mais baseadas apenas na comunicação da marca ou no controle da empresa. Agora, elas dependem diretamente da opinião de pessoas com quem interagem. É o que chamamos de marketing 4.0. Já ouviu falar?

O que o planejamento tem a ver com isso?

O planejamento, o pensamento estratégico e a gestão estratégica podem ser considerados o melhor caminho para se construir uma imagem/reputação positiva das organizações. É preciso, assim, conhecer e identificar a organização, sua real situação, ramo de atuação, os públicos estratégicos, seus produtos e serviços, sua cultura organizacional e seus problemas e necessidades de comunicação. A tudo isso damos o nome de Plano de Marketing.

Internet e mídias sociais digitais são FUNDAMENTAIS!

A rede mundial está se tornando fundamental às atividades do marketing. As características de velocidade e de instantaneidade da Internet também são positivas, pois o profissional tem a possibilidade de responder de imediato às situações que ferem a imagem da organização.

É neste sentido, portanto, que o marketing e a comunicação exerce um papel essencial porque promove a interação, a troca com os públicos que são o alvo para o negócio ou reputação. E as ferramentas da web precisam ser escolhidas levando em conta esse contexto.

Imagem de modernidade

As mídias sociais são extremamente atrativas para promover as empresas com uma imagem de modernidade e tecnologia. E é neste contexto que a atuação dos profissionais de marketing é fundamental, pois cabe ao profissional a função de saber avaliar as reações da opinião pública para traçar estratégias eficazes de comunicação para sua organização. Por isso a rede social se tornou o centro do marketing 4.0 inclusive o governo atual do Brasil fez uso dessa estratégia para se eleger…mas essa é outra história.

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Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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