Segundo Philip Kotler, um dos nomes mais importantes e respeitados do mundo do marketing. O Marketing 4.0 pode ser considerado uma revolução na área da comunicação. É a integração do marketing digital com o marketing tradicional.
O marketing, como as pessoas o conhecem, continuará existindo, mas o digital continuará ganhando cada vez mais força, tornando-se o principal motivo dos resultados das marcas.
O Marketing 3.0 nasceu com blogs, redes sociais e sites, e tem como foco a experiência do consumidor e a identificação da marca. Com a chegada do Marketing 4.0, tudo o que antes era trabalhado se expandiu.
A diferença é o aumento das informações e o acesso às redes cresce a cada dia, e o maior desafio do novo marketing é equilibrar o tradicional com o moderno através de estratégias multi canal (omnichannel).
Afinal, junto com o Marketing 4.0, vem o Consumidor 4.0. É, portanto, a integração do ser humano com a tecnologia e encontrar o equilíbrio perfeito entre os dois.
Isso é crucial porque, embora as tendências de marketing estão em constante evolução, ainda é feito por pessoas e para pessoas.
O uso dados está vez mais presentes nas estratégias, e a assertividade de ações e campanhas tende a aumentar. A inteligência artificial e os robôs também estão mais presentes nas ações cotidianas do mundo da comunicação e por isso podemos considerar uma revolução.
Como podemos ver nos tópicos anteriores, é preciso ter estratégias de Marketing 4.0 bem definidas para cativar esse público diversificado e exigente. Aqui estão alguns exemplos de estratégias:
Uma boa forma de atrair novos clientes e fidelizar os antigos é estar sempre atento às tendências. Com uma busca rápida, você pode ver como as empresas que misturam memes e atualidades com seus produtos e serviços fazem sucesso entre os usuários de redes sociais por exemplo.
Busque unir sua imagem e seu marketing com o que está acontecendo atualmente mas também tenha a cara da sua marca seja coerente com sua imagem corporativa.
Ou seja, sempre há novas tendências para se inspirar e é preciso estar atento a elas para se manter firme no mercado. Olhar para o seu público, seus desejos e atender às suas necessidades é a maneira de permanecer no topo.
Outro fator importante é a transformação digital do negócio. Portanto sua empresa deve acompanhar a tecnologia, o ritmo das mudanças e a evolução do seu mercado.
A área de marketing está se tornando cada vez mais essencial para a sobrevivência em um ambiente extremamente competitivo e moderno. Invista no seu marketing e considere como investimento e não como despesa.
Para acompanhar a transformação digital com o mercado recomendo a contratação de uma agência de marketing para que você foque no seu produto/serviço e tenha ao lado a expertise certa para alcançar resultados.
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