Marketing

O que é Marketing 4.0?

Segundo Philip Kotler, um dos nomes mais importantes e respeitados do mundo do marketing. O Marketing 4.0 pode ser considerado uma revolução na área da comunicação. É a integração do marketing digital com o marketing tradicional.

O marketing, como as pessoas o conhecem, continuará existindo, mas o digital continuará ganhando cada vez mais força, tornando-se o principal motivo dos resultados das marcas.

Diferenças do Marketing 3.0 com o 4.0

O Marketing 3.0 nasceu com blogs, redes sociais e sites, e tem como foco a experiência do consumidor e a identificação da marca. Com a chegada do Marketing 4.0, tudo o que antes era trabalhado se expandiu.

A diferença é o aumento das informações e o acesso às redes cresce a cada dia, e o maior desafio do novo marketing é equilibrar o tradicional com o moderno através de estratégias multi canal (omnichannel).

Quais são as mudanças do cenário?

Afinal, junto com o Marketing 4.0, vem o Consumidor 4.0. É, portanto, a integração do ser humano com a tecnologia e encontrar o equilíbrio perfeito entre os dois.

Isso é crucial porque, embora as tendências de marketing estão em constante evolução, ainda é feito por pessoas e para pessoas.

O uso dados está vez mais presentes nas estratégias, e a assertividade de ações e campanhas tende a aumentar. A inteligência artificial e os robôs também estão mais presentes nas ações cotidianas do mundo da comunicação e por isso podemos considerar uma revolução.

Quais são as estratégias de Marketing 4.0?

Como podemos ver nos tópicos anteriores, é preciso ter estratégias de Marketing 4.0 bem definidas para cativar esse público diversificado e exigente. Aqui estão alguns exemplos de estratégias:

  1. Enfatize sua proposta única de venda. No inglês é “Unique Selling Preposition” (USP)
    O mínimo que o consumidor 4.0 deseja é ser bem atendido, mas só isso não é suficiente para fideliza-lo. Portanto, eles buscam um diferencial competitivo no mercado e ter um atendimento, produtos e serviços personalizados.

    O seu cliente precisa se identificar com sua marca e com seus produtos para consumi-la.
  1. Tenha presença constante nas mídias sociais
    Atualmente, esse é um dos meios que mais geram engajamento e agregam valor às marcas. O engajamento nas redes sociais precisa estar alinhado com as estratégias de Marketing 4.0.

    Aproveitar a praticidade das redes sociais para resolver qualquer problema é o que os consumidores de hoje querem ver.

    Apesar de muitas empresas não considerar as redes sociais como um canal de vendas direto ela é importante para confiabilidade e conhecimento de marca.
  1. Cuide da imagem da empresa
    Como vimos nos tópicos anteriores, o consumidor 4.0 busca identificar causas e marcas. Para que a combinação perfeita aconteça, esses clientes em potencial tende a reputação da sua empresa.

    Antes de comprar um produto ou serviço de sua empresa, eles pesquisam, perguntam e encontram o que estão procurando.

    Uma opinião negativa sobre seu serviço pode fazer com que você perca muitos clientes; qualidade é essencial e pedir feedback a seus clientes é fundamental.
  1. Alinhe a cultura da sua empresa com seus clientes
    Um dos principais atrativos para esses novos consumidores é se identificar com o produto ou serviço.

    O cliente se inclui na propaganda do seu produto/serviço por que se identifica com os valores da empresa. Esse tipo de estratégia de Marketing 4.0 conquista e retém clientes.

    Ou seja, fique atento: não minta sobre sua cultura ou valores! Mentiras são fáceis de descobrir hoje em dia, e a imagem da sua marca pode ir por água abaixo com causas e valores da moda.

    Aqui é importante focar em questões que fazem a diferença no seu mercado ao invés de surfar uma onda.

A transformação para o Marketing 4.0

Uma boa forma de atrair novos clientes e fidelizar os antigos é estar sempre atento às tendências. Com uma busca rápida, você pode ver como as empresas que misturam memes e atualidades com seus produtos e serviços fazem sucesso entre os usuários de redes sociais por exemplo.

Busque unir sua imagem e seu marketing com o que está acontecendo atualmente mas também tenha a cara da sua marca seja coerente com sua imagem corporativa.

Ou seja, sempre há novas tendências para se inspirar e é preciso estar atento a elas para se manter firme no mercado. Olhar para o seu público, seus desejos e atender às suas necessidades é a maneira de permanecer no topo.

Outro fator importante é a transformação digital do negócio. Portanto sua empresa deve acompanhar a tecnologia, o ritmo das mudanças e a evolução do seu mercado.

A área de marketing está se tornando cada vez mais essencial para a sobrevivência em um ambiente extremamente competitivo e moderno. Invista no seu marketing e considere como investimento e não como despesa.

Para acompanhar a transformação digital com o mercado recomendo a contratação de uma agência de marketing para que você foque no seu produto/serviço e tenha ao lado a expertise certa para alcançar resultados.

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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