Última Atualização em 8 de julho de 2021 por Eduardo Danton
Marketing é um assunto muito abrangente e pode ter diversas interpretações. É a mesma coisa que falar o que é administração, é uma matéria inteira para ser definido em poucas palavras. No entanto se te perguntassem hoje: O que é marketing? Qual seria a sua resposta?
Com certeza, cada pessoa daria uma resposta diferente da outra, afinal, marketing pode ser tudo e mais um pouco.
O que mais vejo por aí são pessoas que definem o marketing como “pessoa que faz arte” ou que trabalha com publicidade. Mas na verdade o marketing é muito mais que isso.
Marketing, na verdade, é um compilado de atividades relacionadas a comunicação. Podendo ser propaganda, vendas, promoção, divulgação, precificação, pesquisa e etc.
Definição de Marketing segundo Philip Kotler
Segundo o renomado Philip Kotler, o pai do marketing moderno, “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. Ou seja, marketing é um conjunto de processos que acontecem simultaneamente com o objetivo de atingir o desejo do consumidor e vender um produto ou serviço.
Marketing segundo Peter Drucker
De acordo com o pai da administração moderna Peter Drucker o marketing desempenha uma função básica porém fundamental para o mundo dos negócios:
“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.”
Entender o consumidor é a melhor campanha.
Não importa o seu objetivo. Venda, divulgação, promoção, branding. O resultado esperado é sempre impactar e entender o consumidor, podendo, assim, oferecer a ele o que há de melhor dentro do seu ramo de trabalho.
Logo, marketing é possível sem propaganda. E se seu departamento de comunicação só faz propaganda, então ele é apenas um departamento de comunicação, um dos braços do marketing.
E o departamento de comunicação, o que faz?
Criei um artigo explicando sobre as funções do Departamento de Marketing deve traçar objetivos, buscar novas estratégias e atingir metas. Ou seja, saber cada passo pra chegar ao objetivo. Planejamento, ação, monitoração, criação, atendimento. Tudo isso deve ser feito para analisar seu cliente, saber o que ele precisa, e como você chegará nele. E ai, você está fazendo seu marketing?
Agência é responsável por tudo?
Outra pergunta muito comum que me fazem é o que faz uma agência de marketing e se as agências são responsáveis por “tudo” do marketing. A Resposta é não, marketing é muito importante para deixar somente na mão de uma agência e por isso todos os colaboradores da empresa devem ter noções básicas de marketing para que o trabalho da agência seja eficiente. Esse assunto abre caminho para um outro artigo que fiz sobre o que a Edm2 Marketing faz para seus clientes.
Esses são exemplos de recursos de marketing digital.