Resolvi escrever sobre o inside sales que virou um assunto que dominou as redes sociais e principalmente os negócios nos últimos tempos por conta da pandemia do coronavírus.
Podemos dizer que essa técnica de venda antes era vista como algo vanguardista ou “contemporâneo” lá nos anos 2010. Em alguns anos depois virou commodity com o boom de ferramentas como nutrição de leads, CRM como Saas e Automação comercial.
Agora em 2020 virou questão de sobrevivência com boa parte das empresas trabalhando home office e o time de vendas trabalhando internamente.
Primeiro o termo “Inside Sales” quer dizer “Vendas Internas” e a definição de inside sales vendas internas refere-se a qualquer tipo de venda que é tratadas remotamente.
Na última década, as vendas internas tornaram-se o modelo de vendas dominante para os representantes de B2B (vendas de empresa a empresa), tecnologia, SaaS e uma variedade de indústrias B2C (vendas de empresa ao consumidor final) que vendem itens de alto valor.
O vendedor interno rotineiramente envolve transações e negociações por telefone, e-mail e também através de redes sociais como LinkedIn por exemplo que é denominada como Social Selling (Vendas por redes sociais).
Ao contrário dos operadores de telemarketing, os profissionais de vendas internos são altamente treinados, qualificados e possuem uma grande dominância sobre o produto ou serviço que estão vendendo.
O profissional de inside sales pode ser chamado de SDR do inglês Sales Development Representative(Representante de vendas), ou Pré Vendedor, Consultor de vendas ou novos negócios.
Graças aos avanços na tecnologia de comunicações, os representantes de vendas internos podem fazer apresentações, realizar demonstrações e executar a maioria das funções tradicionalmente tratadas pelos representantes em campo.
A diferença entre o vendedor de campo com o inside sales é o fato de toda venda ser feito internamente sem a necessidade de sair do escritório.
O sistema de inside sales possui uma série de vantagens em relação ao sistema tradicional de vendas em campo como podemos citar abaixo:
Assim como todo processo de venda é necessário investir:
Por isso o profissional de vendas internas deve ser muito organizado. Abaixo listei algumas desvantagens do processo de venda interno:
Em conclusão aqui na Edm2 começamos a investir no processo de venda interna já fazem 5 anos e passamos a oferecer consultoria de marketing para empresas.
Conte aqui a sua experiência sobre a técnica de vendas internas.
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