Uma matriz muito usada em planejamentos de produtos a “matriz BCG”. Afinal qual é a necessidade dessa matriz?
Os modelos de negócios baseiam-se no fornecimento de produtos ou serviços lucrativos no presente, mas as empresas de modo geral também procuram identificar mudanças nas na sua carteira de serviços e produtos que manterão a empresa lucrativa também no futuro.
Criada pelo Boston Consulting Group, a matriz BCG – também conhecida como matriz de participação de crescimento. Essa matriz fornece uma estratégia para analisar produtos de acordo com o crescimento e a participação de relativa de mercado.
O modelo BCG é usado desde 1968 para ajudar as empresas a obter insights sobre quais produtos ou serviços ajudam empresas a conceber uma vantagem competitiva de acordo com as oportunidades de crescimento e da participação de mercado.
Para analisar sua própria empresa, primeiro você precisará de dados sobre sua participação de mercado e a taxa de crescimento de seus produtos ou serviços.
Ao examinar o crescimento do mercado, você precisa determinar objetivamente sua vantagem competitiva sobre o seu maior concorrente e pensar em termos de crescimento nos próximos três anos.
Coloque cada um de seus produtos/serviços na caixa apropriada com base em sua classificação em participação de mercado e crescimento. A linha divisória entre cada quadrante depende em parte de como sua empresa se compara à concorrência.
as unidades de negócios ou produtos que possuem melhor participação de mercado e geram mais caixa são considerados estrelas.
Organizações com algum tipo de monopólio ou produtos pioneiros são frequentemente chamados de produtos “estrelas”.
No entanto, por causa de sua alta taxa de crescimento, as estrelas consomem grandes quantias de dinheiro. Isso geralmente resulta na mesma quantidade de dinheiro entrando e saindo. As estrelas podem eventualmente se tornar vacas leiteiras se mantiverem seu sucesso até o momento em que o alto crescimento do mercado desacelera.
Na minha opinião é fundamental que as empresas invistam em produtos e serviços “estrelas” para que possam crescer rapidamente.
Uma vaca leiteira é uma líder de mercado que gera mais dinheiro do que consome.
As vacas leiteiras são unidades de negócios ou produtos que têm uma alta participação de mercado, mas perspectivas de baixo crescimento.
Capaz de cobrir os custos administrativos da empresa, financiar pesquisa e desenvolvimento, pagar dívidas e etc.
São unidades ou produtos que possuem uma baixa participação de mercado e uma baixa taxa de crescimento. Freqüentemente, eles empatam, sem lucro e sem muita despesa.
Os abacaxis são geralmente considerados armadilhas de dinheiro porque as empresas têm dinheiro amarrado neles, embora basicamente não estejam trazendo nada em troca.
Essas unidades de negócios são os principais candidatos à alienação no portfólio de produtos.
Produtos considerados pontos de interrogação possuem grandes perspectivas de crescimento, mas uma baixa participação de mercado.
Eles gastam dinheiro e trazem pouco em troca. Em geral, os pontos de interrogação perdem dinheiro.
Como essas unidades de negócios estão crescendo rapidamente, elas têm potencial para se tornarem estrelas em um mercado de alto crescimento.
Empresas são aconselhadas a investir em pontos de interrogação se o produto tiver potencial de crescimento ou de vendas.
O processo de criação e análise de uma matriz BCG faz parte de um trabalho de consultoria de marketing.
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