O marketing é um dos principais investimentos de uma empresa e por isso ter um plano de marketing é fundamental para evitar desperdício de verba ou campanhas sem resultado.
Como empresário ou profissional de marketing, você não quer ter certeza de que seu investimento em marketing está sendo gasto da maneira mais produtiva possível?
Mas o que geralmente acaba acontecendo é que a maioria das empresas tenta diferentes táticas de marketing sem um plano claro e acaba perdendo dinheiro e com isso a culpa vai para o gerente de marketing ou para a agência de marketing.
Um plano de marketing é um relatório que descreve sua estratégia de marketing para o próximo ano, trimestre ou mês. Normalmente, um plano de marketing inclui:
Antes de começar com seu plano de marketing, você deve saber sua situação atual.
Quais são seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças? Realizar uma análise SWOT básica é a primeira etapa para a criação de um plano de marketing.
Além disso, você também deve ter uma compreensão do mercado atual. Como você se compara aos seus concorrentes? Fazer uma análise do concorrente deve ajudá-lo nesta etapa.
Além disso, considere as lacunas na abordagem de um concorrente. O que eles estão perdendo? O que você pode oferecer que lhe dará uma vantagem competitiva? Pense no que o diferencia dos seus concorrentes.
Depois de compreender melhor o mercado e a situação da sua empresa, certifique-se de saber quem é o seu público-alvo.
Se sua empresa já tem o tipo de cliente ideal, essa etapa pode significar apenas que você precisa refinar suas personas atuais.
Se você não tiver um peril de cliente ideal (ICP), você deve criar uma.
Sua ICP deve incluir informações demográficas, como idade, sexo e renda quando o objetivo está orientado ao mercado B2C (Pessoas físicas).
Caso sua empresa faça venda para outra empresa nesse caso você precisa avaliar outros fatores como: localização, tamanho da empresa, número de funcionários, faturamento e etc.
As Metas SMART são um método de definição de metas, as quais se baseiam em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).
Você não pode melhorar seu ROI a menos que saiba quais são seus objetivos.
Depois de descobrir sua situação atual e conhecer seu público, você pode começar a definir seus objetivos SMART.
As metas SMART são específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporal. Isso significa que todos os seus objetivos devem ser específicos e incluir um período de tempo para a conclusão dessas atividades.
Por exemplo, sua meta pode ser aumentar seus seguidores no Instagram em 30% dentro de três meses.
Um outro exemplo, aumentar o tráfego do website da empresa em 40% através da pesquisa orgânica.
Dependendo de seus objetivos gerais de marketing, isso deve ser relevante e alcançável. Além disso, essa meta é específica, mensurável e com limite de tempo.
Antes de iniciar qualquer tática, você deve escrever seus objetivos. Em seguida, você pode começar a analisar quais táticas o ajudarão a atingir esse objetivo.
Neste ponto, você escreveu seus objetivos com base em seu público-alvo e situação atual.
Agora, você precisa descobrir quais táticas o ajudarão a atingir seus objetivos. Além disso, quais são os canais e itens de ação certos a se concentrar.
Por exemplo, se sua meta é aumentar seus seguidores no Instagram em 15% em três meses, suas táticas podem incluir fazer um sorteio, responder a todos os comentários e postar três vezes no Instagram por semana ou pagar por anúncios.
Depois de conhecer seus objetivos, o brainstorming de várias táticas para alcançá-los deve ser fácil.
No entanto, ao escrever suas táticas, você deve manter seu orçamento em mente, o que nos leva à próxima etapa.
Antes de começar a implementar qualquer uma de suas ideias nas etapas acima, você deve saber seu orçamento.
Por exemplo, suas táticas podem incluir publicidade em redes sociais. No entanto, se você não tiver orçamento para isso, talvez não consiga atingir seus objetivos.
Ao escrever suas táticas, certifique-se de anotar um orçamento estimado.
Você pode incluir o tempo que levará para concluir cada tática, além dos ativos que você pode precisar comprar, como espaço de anúncio.
Agora que você viu essas dicas que tal começar um plano de marketing para a sua empresa?
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