Última Atualização em 29 de junho de 2023 por Eduardo Danton
Se você está lendo este artigo, é porque talvez ainda não tenha ideia do que é essa tal “identidade visual” e por que você precisa dela.
Sem dúvida a identidade visual é uma ferramenta de extrema precisão e eficiência quando falamos no comportamento dos clientes.
Em outras palavras, essa é uma estratégia de marketing que utiliza uma pitada de psicologia para mexer com as sensações do consumidor. Ou seja, o contato visual desperta uma ideia do que aquela marca representa, e cria (ou não) uma conexão com ela.
Para que você possa entender um pouco mais, fica aqui comigo que eu vou te mostrar como uma identidade visual bem elaborada pode impactar diretamente nos seus resultados!
Boa leitura.
Identidade visual: a arte de ser lembrado
Como eu disse, a forma como uma marca se apresenta visualmente pode influenciar diretamente nas decisões de compra do seu público-alvo. Portanto, é preciso estar atento.
Basicamente, a identidade visual é um conceito que abrange todos os elementos visuais que representam uma marca com a finalidade de criar uma identidade coesa e impactante nos aspectos visuais da empresa.
Ela é a representação visual de uma marca, seu “DNA visual”!
Com o mercado cada dia mais competitivo, essa ferramenta surgiu para criar e fortalecer a presença das marcas por meio de elementos como: logotipos, cores, tipografias, entre outros componentes. Tudo para representar a identidade e personalidade da marca de forma visualmente impactante.
A importância da identidade visual: marcando presença
Agora que entendemos o conceito da coisa, podemos mergulhar em seu impacto no comportamento do consumidor.
Se você parar pra pensar, uma marca sem identidade clara pode transmitir uma imagem confusa e pouco profissional. Como resultado, a inconsistência visual pode afastar potenciais clientes, fazendo com que eles optem por empresas com uma marca mais coesa.
Entretanto, com uma identidade visual bem elaborada, sua marca pode decolar em um piscar de olhos.
Duvida? Continue comigo pra entender o porquê!
Credibilidade
Uma identidade visual de qualidade transmite profissionalismo e confiança. É aquela sensação de saber que pode confiar na marca de olhos fechados.
Vamos combinar, credibilidade é tudo no mundo dos negócios!
Faz a marca ser lembrada
Sabe quando você vê um logotipo e imediatamente associa àquela marca?
Isso é resultado de uma identidade visual marcante. Ela se fixa na mente do consumidor, garantindo que sua marca seja lembrada sempre que surgir uma oportunidade.
Cria vínculo com o consumidor
Uma identidade visual bem construída tem o poder de estabelecer uma conexão emocional com o seu público.
As cores, os elementos visuais e até mesmo a tipografia escolhida podem despertar emoções e criar laços duradouros com seus clientes.
Atrai as pessoas certas
Sabe aquela história de “atrair as pessoas certas”? É exatamente isso que uma identidade visual poderosa faz!
Ela atrai o público-alvo ideal, aquele que realmente se identifica com a proposta da sua marca e está pronto para se tornar um cliente fiel.
Melhora a experiência do consumidor
Uma identidade permeia toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato até a compra e além. Ela torna a experiência do consumidor mais agradável, coesa e memorável.
Fideliza clientes
Quando sua identidade visual é consistente e cativante, ela ajuda a construir uma base sólida de clientes fiéis.
E todos sabemos que clientes fiéis são a chave para o sucesso contínuo do seu negócio.
Construindo uma identidade visual de sucesso
Agora que você entende a importância da identidade visual, está na hora de colocar a mão na massa e criar a sua.
Separei 4 dicas pra te ajudar a começar essa aventura visual:
- Descubra quem você é: em primeiro lugar é importante entender a personalidade do seu negócio. Quais são os valores que você quer transmitir? Quem é o seu público-alvo? Seu negócio é sério ou descontraído? Desta maneira você conseguirá dar o tom certo para a sua identidade visual.
- Logotipo: O queridinho dos elementos visuais! Um logotipo bem elaborado é como o rosto da sua marca. Ele deve ser único e refletir a personalidade do seu negócio. Pense na maçã da Apple ou o famoso “swoosh” da Nike, por exemplo. Eles são simples, mas deixam uma marca na memória das pessoas.
- Cores e tipografia: Aqui é onde a mágica acontece! Escolha cores que transmitam a mensagem certa para o seu público. Você pode optar por tons vibrantes para dar energia ou tons suaves para transmitir seriedade. A tipografia também desempenha um papel importante, então escolha uma que se encaixe com a personalidade do seu negócio.
- Consistência é a chave: Agora que você tem sua identidade visual, é hora de espalhá-la por todos os cantos do seu negócio. Seu site, redes sociais, embalagens, materiais impressos, tudo deve seguir a mesma linguagem visual. Lembre-se, consistência é a chave para se destacar e se tornar reconhecido em meio ao mar de concorrentes.
O poder da identidade visual: atraia e conquiste
Chegamos ao fim dessa viagem emocionante pelo mundo da identidade visual e espero que você tenha entendido a importância de dar uma cara incrível ao seu negócio.
Se você estiver se sentindo perdido nesse processo, não se preocupe! Conte com a EDM2 Marketing!
Seremos seu guia nessa jornada visual, trazendo conhecimento e experiência para criar uma marca de tirar o fôlego.
Estamos prontos para te atender!
2 thoughts on “O poder da Identidade Visual: por que aplicar no seu negócio”