Última Atualização em 15 de outubro de 2019 por Eduardo Danton
É muito comum ouvir as pessoas falando em marketing e vendas como se tudo fosse a mesma coisa. É claro que ambas trabalham juntas, mas há uma enorme diferença entre o departamento de marketing de uma empresa e o departamento comercial. Mas, afinal, onde termina um e inicia o outro? Nós vamos explicar:
Preparando o terreno com o marketing
A missão do marketing é ajudar a empresa a atingir seus objetivos de negócio, sejam elas quais forem. Pode ser o aumento das vendas, crescimento da fatia de mercado, fortalecimento da marca, divulgação de produtos e serviços, entre outros.
Em outras palavras, o departamento de marketing é responsável pela venda de forma indireta. Os profissionais deste setor têm como objetivo estudar o mercado, verificar quais as melhores opções e planejar estratégias para que a empresa consiga vender seus produtos e serviços.
Departamento comercial
Já o departamento comercial é responsável pelas vendas diretas garantindo a geração de receitas para a empresa.
O vendedor é quem tem contato direto com o cliente e pode extrair outras informações que o marketing não tem acesso. Frente a frente, o responsável pelas vendas pode perguntar, fazer a leitura dos gestos do cliente, rebater objeções e, assim, entender o que realmente o cliente precisa.
É fundamental os responsáveis por este setor se preocupar em conhecer os clientes da companhia e definir as formas de vendas mais adequadas para alcançar o público-alvo, além de fidelizar a clientela já conquistada.
O que seria de um sem o outro?
Podemos dizer que as vendas dá continuidade ao trabalho do marketing. O alinhamento entre esses dois é fundamental para que a empresa potencialize suas oportunidades de vendas.
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Parabéns pelo conteúdo! Esse artigo esclareceu de forma clara e concisa as diferenças entre marketing e vendas. Fundamental para compreender como ambos se complementam.