Administração

Marketing pertence às Ciências Humanas ou Exatas?

Uma dúvida que recebi aqui de um lead sobre marketing é se pertence a ciências humanas ou exatas?

Há quem pense que o marketing é um híbrido das duas ciências uma vez que o gestor de marketing deve possuir conhecimento tanto na área de humanas quanto na de exatas.

Para isso vou explicar a definição das duas Ciências para que fique claro qual área o marketing faz parte.

Ciências Exatas: O que é?

São as ciências que utilizam métodos rigorosos e precisos para o teste de hipóteses.

Elas possuem como matérias fundamentais Matemática, Física ou Química. Portanto a matemática uma parte considerável desse tipo de ciência.

O raciocínio lógico é uma das principais características de profissionais desta área. Alguns exemplos de cursos de exatas são: Engenharia, Sistemas de Informação e etc.

Marketing tem Exatas?

Sim, o marketing assim como diversas outras profissões na área da Administração requer o conhecimento em matemática, estatística assim como raciocínio lógico.

Um profissional de marketing deve ter conhecimentos sólidos em ferramentas de tecnologia e por isso é considerado um diferencial noções básicas de softwares como Photoshop, Illustrator, entre outros.

Ciências Humanas: O que caracteriza?

São caracterizadas pelo objeto de estudo o ser humano.

É um estudo voltado ao ao homem: Como ele vive em sociedade, sua cultura, costumes, crenças, linguagem, sistemas políticos, etc.

Afinal Marketing é humanas ou exatas?

Um dos principais objetivos da área de marketing é ter profissionais capazes de planejar e gerenciar campanhas com objetivo de relacionamento de clientes, promoção de vendas entre outras funções do profissional de marketing.

Coloquei aqui um post sobre o que faz um gerente de marketing.

Quem segue carreira nesta área se preocupa em melhorar a comunicação das organizações onde trabalha. Para isto, ele acompanha as atividades relacionadas a comunicação da empresa, coordena equipes e traça estratégias para atrair, reter e fidelizar clientes.

Como o Marketing é um estudo do curso de Administração de empresas portanto ele é considerado uma ciências humana.

E você? Qual a sua opinião sobre o marketing?

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

Em primeira mão

Tudo o que você precisa saber sobre branding

No artigo de hoje vamos falar sobre um tema essencial para qualquer empresa que deseja… Leia Mais

% dias atrás

Qual a importância do blog para o SEO?

Olá, empreendedor! Você já se perguntou por que tantas empresas ainda investem em blogs? Talvez… Leia Mais

% dias atrás

A eficácia do vídeo marketing na era digital

Para quem não sabe, o vídeo marketing é a prática de usar vídeos para promover… Leia Mais

% dias atrás

Como transformar imagens em texto online?

As imagens são usadas para capturar memórias e compartilhá-las. No entanto, seu uso não se… Leia Mais

% dias atrás

Chatbots Revolucionários: Transformando a Experiência do Cliente no Marketing Digital

No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais

% dias atrás

5 melhores estratégias de marketing para aumentar suas vendas

Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais

% dias atrás

Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.