Marketing para Pequenas Empresas: Onde começar?

Última Atualização em 18 de julho de 2021 por Eduardo Danton

marketing para pequenas empresas

Veja os melhores caminhos para investir em estratégias de marketing para pequenas empresas de diferentes segmentos.

Criar uma estratégia de marketing para pequenas empresas é tão importante quanto para grandes redes, sabia?

O marketing é uma das melhores formas de divulgar qualquer tipo de negócio e, quando se trata de pequenas empresas, há muitas estratégias aplicáveis com baixo custo.

Por isso, vem se tornando, cada vez mais, parte da realidade de pequenos empresários em todo o Brasil.

Entretanto, ao contrário de grandes organizações, as pequenas empresas não possuem um orçamento alto para investimentos e isso não é novidade, certo?

Então, como é possível fazer marketing para pequenas empresas sem grandes orçamentos?

Mesmo investindo pouco, as pequenas empresas usufruem muito das ferramentas que o marketing oferece, principalmente no ambiente digital.

Assim, neste artigo, vamos conferir as principais estratégias de marketing para pequenas empresas que podem ser aplicadas em qualquer modelo de negócio.

Marketing para pequenas empresas

Branding

Você já ouviu falar sobre branding?

Essa é uma estratégia com foco no gerenciamento da marca e o objetivo é torná-la mais reconhecida e presente no mercado, construindo uma forte identidade.

O foco é trazer admiração e desejo nos consumidores a partir dos valores que a marca cria.

Um exemplo de branding bem estabelecido vem de duas redes mundialmente conhecidas, o McDonald ‘s e a Coca-Cola.

Observe que essas são duas marcas que permanecem na mente das pessoas mesmo tendo reconhecimento e fãs espalhados pelo mundo inteiro.

Mesmo assim, ambas são empresas que investem em sua marca, criando engajamento com as pessoas o tempo todo.

Ao pensar em marketing para pequenas empresas, o branding tem a mesma importância, ou seja, manter a marca sempre viva na memória do cliente.

Tráfego pago

O tráfego pago é um dos maiores benefícios do marketing digital, isso porque com ele é possível fazer anúncios para as pessoas exatas e nas horas certas.

Em outras palavras, isso é o poder da segmentação que algumas ferramentas possibilitam.

Além disso, é possível mensurar dados exatos como quem viu seu anúncio, quem clicou, quantos clicaram, quantos ficaram interessados.

E isso não é possível fazer no marketing tradicional.

Afinal, com panfletos ou anúncios em outdoors você não saberá muito sobre o desempenho dessas peças, certo?

Com o tráfego pago isso passa a ser totalmente mensurável.

Em resumo, o tráfego pago  é uma metodologia de investimentos em plataformas e sites que mostram o seu conteúdo para os usuários.

Há muitas vantagens nesta estratégia, como a visibilidade rápida e uma divulgação pontual.

Presença digital

Você deve estar se perguntando: será mesmo que eu preciso de um site?

Bem, por mais que a rede social traga bons resultados e alcance muitas pessoas, é ideal que você tenha seu próprio espaço na internet.

Ter uma página ou um perfil do Instagram é essencial para ser visto e se relacionar com seus clientes, por exemplo.

Porém, dizemos que ali você está “pagando aluguel”.

Ter um site é construir em terreno próprio, entende?

Não se deve basear todas as ações de marketing em plataformas de terceiros. Construir um site próprio de sua empresa para fazer uma divulgação de produtos e produzir conteúdo qualificado para seus clientes atraem futuros compradores.

O site promove a estratégia de inbound marketing que usa o marketing de conteúdo para fisgar e fidelizar clientes.

O comportamento do consumidor mudou as regras do jogo e faz com que as empresas tenham a necessidade de criar novas formas de conquistar e manter seus clientes.

E-mail Marketing

Você já deve ter escutado por aí que o segredo está na lista de e-mail, não é? Se ainda não escutou, logo se dará conta disso.

Afinal, segundo pesquisa da Radicati, o número de usuários globais de e-mail deve crescer para 4,5 bilhões de usuários em 2024.

O e-mail marketing é uma ferramenta de baixo custo com foco na fidelização, informação e vendas.

Com ele é possível estabelecer um diálogo direto e frequente com a base a partir de ferramentas próprias de gerenciamento que facilitam a estratégia.

Comece a usar o marketing para pequenas empresas

Como você viu, são inúmeros os benefícios e é possível fazer mesmo com baixo investimento.

E então, ainda tem dúvidas ou precisa de auxílio para implementar no seu negócio? Entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing especializada em pequenas empresas.

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Olá, me chamo Eduardo e sou estrategista de marketing da Edm2, em que posso ajudar?