Nesse instante você já deve estar vendo jornais do mundo todo comentar sobre os impactos da economia com o Covid-19 (Corona Vírus) e conforme o número de casos aumenta no mundo aqui no Brasil não é diferente, boa parte dos casos confirmados que hoje passam de 10 infectados.
Em que ponto a epidemia de Coronavírus pode impactar seu negócio e o que isso implica na forma em que vendemos hoje? Vimos o caso em Wuhan que foi o epicentro da epidemia a cidade que se esvaziou em poucos dias, outras cidades chinesas também acabaram sofrendo o mesmo impacto. Com a volta do ano novo chinês as pessoas voltaram a trabalhar mas voltaram de casa (Home office), algumas fábricas adotaram medidas de higiene maiores e diminuíram turnos. Isso tudo está amplamente anunciado na mídia mas o que tem a ver com marketing?
A partir do momento que você pode enxergar possíveis tendências antes do impacto qualquer fragilidade se torna oportunidade.
Ao mesmo tempo que o comércio na China fechou as vendas online dispararam. Em alguns locais fora da China como na Coréia e no Japão as vendas online cresceram acima da média do ano anterior. Outro ponto foram grandes eventos que foram cancelados mundo a fora, um evento da Microsoft foi cancelado fisicamente porém será realizado via conferência online. Isso quer dizer que as pessoas continuam comprando, continuam trabalhando, fazendo o que devem fazer mas de maneira diferente: Fazendo de forma digital.
Nós aqui no Brasil temos que pensar com inovação. De acordo com Guga Stocco em sua entrevista ao Programa Pânico disse “o analfabeto do futuro é aquele que não sabe desaprender”. Repensar, desconstruir é também uma forma de inovar. Será que o que estamos fazendo realmente deve ser feito dessa forma ou podemos pensar em alternativas? O que podemos fazer de diferente em nossos negócios não somente para se preparar para um vírus mas também para otimizarmos a forma que fazemos hoje?
Esse texto aqui é uma reflexão de como podemos fazer as coisas diferentes independente das adversidades.
Referências desse texto:
1. https://hbr.org/2020/02/how-coronavirus-could-impact-the-global-supply-chain-by-mid-march
2. https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,bahia-registra-primeiro-caso-de-coronavirus-numero-de-casos-no-pais-sobre-para-9,70003222291
3. https://www.zdnet.com/article/microsoft-cancels-mvp-summit-due-to-covid-19-coronavirus-fears/
4. https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2020/03/gigantes-da-tecnologia-adotam-home-office-por-causa-do-coronavirus.html
5. https://www.youtube.com/watch?v=VEbpSY3uQDU
No artigo de hoje vamos falar sobre um tema essencial para qualquer empresa que deseja… Leia Mais
Olá, empreendedor! Você já se perguntou por que tantas empresas ainda investem em blogs? Talvez… Leia Mais
Para quem não sabe, o vídeo marketing é a prática de usar vídeos para promover… Leia Mais
As imagens são usadas para capturar memórias e compartilhá-las. No entanto, seu uso não se… Leia Mais
No cenário dinâmico do marketing digital, os chatbots emergiram como verdadeiros catalisadores de inovação, redefinindo… Leia Mais
Para permanecerem competitivos e lucrativos, é crucial que as empresas atraiam continuamente novos clientes para… Leia Mais
Utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência de navegação.
Ver Comentários