Vendas

Marketing e Vendas se complementam?

Veja como os setores de marketing e vendas se complementam e de que forma podem otimizar os resultados de uma empresa atuando em conjunto

Responda rápido: você acha que os setores de marketing e vendas se complementam ou são setores separados em uma empresa?

Com as mudanças decorrentes da era digital, os dois departamentos podem otimizar ainda mais os resultados de qualquer segmento empresarial.

Enquanto o marketing é o responsável pela melhoria da percepção do consumidor sobre a marca, o departamento comercial (vendas) se concentra na transação em si, o ato propriamente dito.

Apesar da proximidade dos departamentos sob o olhar do cliente, muitas empresas não unificaram esses setores e tampouco sabem como o marketing e vendas se complementam.

Marketing e Vendas: um objetivo em comum

O principal objetivo tanto do marketing quanto do setor de vendas é gerar conversão.

A equipe de marketing é responsável pelo planejamento e estratégia das ações, vai além da venda, criando um relacionamento com os clientes e prospects.

Ou seja, além de atrair mais pessoas, o marketing busca transformá-los em leads qualificados para a equipe de vendas.

Ao mesmo tempo, a equipe de vendas deve estar informada sobre o processo de marketing para melhorar a abordagem ao cliente e aumentar a efetividade das ações comerciais.

Como resultado, se ambos entenderem o processo um do outro, o impacto aparece nos resultados corporativos.

Porém, em alguns casos, esses departamentos trabalham separados, com metas que não se encontram, e isso prejudica todo o processo.

O Marketing e o Comercial se complementam sim!

Assim ficou fácil perceber como marketing e vendas se complementam e contribuem para o sucesso de toda empresa, não é mesmo?

Sobretudo, a equipe de Marketing precisa entender e mapear a jornada de compra do consumidor.

Esta jornada é dividida em três fases:

  • Consciência
  • Escolha
  • Decisão

É possível perceber as melhores maneiras de conduzir o consumidor ao longo da jornada e isso deve ser transmitido à equipe de vendas.

Assim, o time comercial conhece os requisitos mais importantes para o cliente, o que melhora as chances de conversão.

Em outras palavras, o marketing se relaciona com a geração de leads e a demanda de clientes, enquanto a equipe de vendas se importa com métricas de conversão, crescimento e valor de ticket. 

Marketing e vendas se complementam porque o primeiro é responsável por gerar boas oportunidades e o segundo por aproveitá-las.

Quando estão sincronizados e trabalhando em conjunto trazem bons resultados para o negócio. Podem fazer o faturamento de uma empresa aumentar e muito! 

Agora, você deve estar se perguntando se é realmente possível fazer essa unificação. É o que veremos a seguir.

Como fazer marketing e vendas se complementarem, na prática?

Na verdade, não é algo que se pode realizar de um dia para o outro, porque é, na verdade, uma transformação na cultura da empresa.

Mas, para resumir, podemos apontar algumas considerações práticas que vão auxiliar no processo.

Reúna as equipes ou então a agência de marketing

A comunicação é um fator importante para qualquer negócio de sucesso, por isso é importante estabelecer uma comunicação frequente entre essas equipes.

Por isso, fazer reuniões periódicas ajuda a definir os objetivos e identificar as melhores estratégias de ação.

Caso você tenha uma agência de marketing é de extrema importância a participação da equipe da agência nas reuniões relacionadas a performance.

Integre as ações

A persona é um fator importantíssimo no marketing digital e construí-la deve ser trabalho de ambos os departamentos: Marketing e Venda.

Quem conhece melhor o cliente ideal do que esses dois setores?

Muitas vezes, os vendedores conhecem a dor do consumidor e a equipe de marketing que não usa essas informações está perdendo oportunidades valiosas para o negócio. 

Compartilhe dados entre equipes

As equipes precisam desenvolver, em conjunto, planilhas de dados importantes para ambos, já que trabalham com foco no cliente.

A melhor maneira de fazer a integração de dados é por meio de software e programas como CRM. 

Quando marketing e vendas se complementam através de informações compartilhadas, as equipes acabam aprendendo mais sobre o cliente, o que facilita a conversão.

E na sua empresa como está o departamento comercial e a equipe de marketing? Qual é a estratégia de integração que estão utilizando? Comente aqui embaixo!

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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