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Marketing e o Coronavírus

Com a pandemia do Coronavírus todos nós teremos que nos adaptar a trabalhar de maneira diferente.

Principalmente à distância e o que tenho para falar é que você não pode parar (claro que tomando os devidos cuidados com sua saúde). Falei sobre isso em outro artigo Marketing, Inovação e o Coronavírus que vale a leitura.

É evidente que o consumo será menor nesses tempos e também não recomendo a explorar a situação de agora para fins comerciais.

Há diversos relatos de empresas e pessoas usando a pandemia para vender produtos que não funcionam e até relatos de empresas vinculando o Covid-19 a campanhas promocionais de marketing.

Diante de tudo isso qual a melhor maneira de trabalhar durante pandemia de coronavírus?

A primeira coisa é simples, manter o máximo possível sua empresa aberta, pode ser que sua produção ou alguns departamentos tenham que suspender 100% suas atividades que é o caso das indústrias que possuem chão de fábrica.

Mas o melhor mesmo que você pode fazer pela sua empresa é manter ela aberta através de canais digitais, fazer uso de email, redes sociais e WhatsApp para manter o contato com o seu cliente. É claro que essa regra não se aplica para serviços que foram totalmente suspensos durante a quarentena. Para isso montei uma lista abaixo:

  • Restaurantes: Incentivar serviço de entrega, delivery grátis de comida e bebidas, fazer promoções a respeito disso. É importante aqui que você tenha alguma base de clientes ou algum cadastro para poder informa-lo sobre esse novo serviço assim como o cardápio disponível. Apps de entregas podem se tornar um grande aliado nesse momento e com esses apps é possível divulgar promoções também.
  • Hotéis & Pousadas:
    Muitos estão com atividades suspensas ou operando de maneira parcial.
    Para evitar uma chuva de cancelamentos recomendamos incentivar os clientes a remarcar sem custos adicionais e incentivar a reservas de datas futuras como final de 2020 e 2021 (Estamos torcendo para que isso acabe antes).
    É fundamental ativar a base de clientes do hotel seja por meio das OTAs (Booking, Expedia, e etc). É importante criar uma campanha promocional para datas futuras.
  • Agências de Turismo: Em um momento que ninguém está viajando vale considerar que quando esse problema da pandemia passar a demanda por viagem estará muito reprimida.
    Com isso é fundamental estabelecer estratégias pós crise como descontos, viagens com preços mais vantajosos e como reforcei acima manter contato com seus clientes o máximo possível (cuidado para não exagerar e começar a perturbar sua base).
  • Lojas e Comércio em geral: Boa parte do comércio está parada, muitas lojas de roupas, serviços em geral estão suspensos devido a pandemia, porém é possível vender via redes sociais e pelo WhatsApp (fiz um guia a respeito de vendas no WhatsApp aqui) usando a sua lista de clientes.
    Ofereça um serviço de delivery, ou então ofereça frete grátis para sua região. Tudo é válido e deve ser considerado.

Contato com seu cliente é fundamental

As empresas no geral devem continuar a consumir, muitas tiveram que adaptar a uma nova forma outros segmentos mais impactados como o setor hoteleiro e do turismo como falei acima mas em geral todos devem rever suas estratégias e manter o contato com seu cliente.

Ter contato com o seu público é fundamental para manter o engajamento. Explorar meios digitais para manter o seu fluxo de venda nunca foi tão essencial como nos tempos de hoje. 

É necessário pensar fora da caixa

Por isso acho importante nesse momento de grande pânico com a pandemia de coronavírus você deve revisar e reinventar algumas estratégias de marketing abaixo:

  • Canais de Comunicação com Cliente (E-mail, WhatsApp, Redes Sociais e etc).
  • Pontos de Venda Online (Pedidos Online, Orçamento Online e Lojas Online)
  • Campanhas para retenção e fidelização de clientes.
  • Explorar novas estratégias de marketing digital.

Usar a criatividade é uma boa forma de abrir espaço para a inovação mesmo em tempos difíceis. Se reinventar é preciso!

Espero ter ajudado! 

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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