Última Atualização em 25 de março de 2020 por Eduardo Danton
Com a pandemia do Coronavírus todos nós teremos que nos adaptar a trabalhar de maneira diferente.
Principalmente à distância e o que tenho para falar é que você não pode parar (claro que tomando os devidos cuidados com sua saúde). Falei sobre isso em outro artigo Marketing, Inovação e o Coronavírus que vale a leitura.
É evidente que o consumo será menor nesses tempos e também não recomendo a explorar a situação de agora para fins comerciais.
Há diversos relatos de empresas e pessoas usando a pandemia para vender produtos que não funcionam e até relatos de empresas vinculando o Covid-19 a campanhas promocionais de marketing.
Diante de tudo isso qual a melhor maneira de trabalhar durante pandemia de coronavírus?
A primeira coisa é simples, manter o máximo possível sua empresa aberta, pode ser que sua produção ou alguns departamentos tenham que suspender 100% suas atividades que é o caso das indústrias que possuem chão de fábrica.
Mas o melhor mesmo que você pode fazer pela sua empresa é manter ela aberta através de canais digitais, fazer uso de email, redes sociais e WhatsApp para manter o contato com o seu cliente. É claro que essa regra não se aplica para serviços que foram totalmente suspensos durante a quarentena. Para isso montei uma lista abaixo:
- Restaurantes: Incentivar serviço de entrega, delivery grátis de comida e bebidas, fazer promoções a respeito disso. É importante aqui que você tenha alguma base de clientes ou algum cadastro para poder informa-lo sobre esse novo serviço assim como o cardápio disponível. Apps de entregas podem se tornar um grande aliado nesse momento e com esses apps é possível divulgar promoções também.
- Hotéis & Pousadas:
Muitos estão com atividades suspensas ou operando de maneira parcial.
Para evitar uma chuva de cancelamentos recomendamos incentivar os clientes a remarcar sem custos adicionais e incentivar a reservas de datas futuras como final de 2020 e 2021 (Estamos torcendo para que isso acabe antes).
É fundamental ativar a base de clientes do hotel seja por meio das OTAs (Booking, Expedia, e etc). É importante criar uma campanha promocional para datas futuras. - Agências de Turismo: Em um momento que ninguém está viajando vale considerar que quando esse problema da pandemia passar a demanda por viagem estará muito reprimida.
Com isso é fundamental estabelecer estratégias pós crise como descontos, viagens com preços mais vantajosos e como reforcei acima manter contato com seus clientes o máximo possível (cuidado para não exagerar e começar a perturbar sua base). - Lojas e Comércio em geral: Boa parte do comércio está parada, muitas lojas de roupas, serviços em geral estão suspensos devido a pandemia, porém é possível vender via redes sociais e pelo WhatsApp (fiz um guia a respeito de vendas no WhatsApp aqui) usando a sua lista de clientes.
Ofereça um serviço de delivery, ou então ofereça frete grátis para sua região. Tudo é válido e deve ser considerado.
Contato com seu cliente é fundamental
As empresas no geral devem continuar a consumir, muitas tiveram que adaptar a uma nova forma outros segmentos mais impactados como o setor hoteleiro e do turismo como falei acima mas em geral todos devem rever suas estratégias e manter o contato com seu cliente.
Ter contato com o seu público é fundamental para manter o engajamento. Explorar meios digitais para manter o seu fluxo de venda nunca foi tão essencial como nos tempos de hoje.
É necessário pensar fora da caixa
Por isso acho importante nesse momento de grande pânico com a pandemia de coronavírus você deve revisar e reinventar algumas estratégias de marketing abaixo:
- Canais de Comunicação com Cliente (E-mail, WhatsApp, Redes Sociais e etc).
- Pontos de Venda Online (Pedidos Online, Orçamento Online e Lojas Online)
- Campanhas para retenção e fidelização de clientes.
- Explorar novas estratégias de marketing digital.
Usar a criatividade é uma boa forma de abrir espaço para a inovação mesmo em tempos difíceis. Se reinventar é preciso!
Espero ter ajudado!