Se há um truísmo no marketing, é que as coisas estão sempre mudando. E as tecnologias digitais, sem sombra de dúvida, acelerou muito mais esse ritmo. Em setembro 2013, uma pesquisa feita com comerciantes estados unidenses da Adobe mostrou diversas dificuldades e dúvidas em relação ao futuro do marketing digital.
Na verdade, não houve consenso claro entre os entrevistados sobre qual a área de marketing seria a mais importante para os próximos três anos. Entre 10% e 13% dos entrevistados consideraram o marketing nas redes sociais, personalização, segmentação, de programas de marketing como sendo as áreas importantes onde se concentrariam seus esforços de marketing futuros. No entanto, pareceram concordar mais sobre as áreas de importância decrescente: Pouquíssimos entrevistados consideraram eventos e relações públicas de grande importância no futuro próximo.
Os entrevistados mostraram estar dividos sobre estarem devidamente preparados para lidar com todas as tarefas cada vez mais diversificadas que precisam enfrentar no mundo digital. Sete em cada 10 entrevistados estavam confiantes quando se trata da construção da marca, 62% desses entrevistados sentiram-se confortáveis com o marketing de conteúdo, e pouco menos de 6% estavam otimistas quanto à aplicação de estratégias de publicidade digital em geral. Os resultados demonstraram muito menos confiança com relação a compreensão da personalização e segmentação, bem como sobre as questões de comércio eletrônico.
Os empresarios de diversos segmentos também estão sentindo pressionados com relação ao retorno sobre o investimento (ROI). Mais de dois terços dos entrevistados sentiam-se sob pressão para mostrar resultados quantificáveis dos seus esforços de marketing online. E menos da metade dos entrevistados expressou confiança de que suas estratégias de marketing digital realmente funcionam. Mesmo que não tenham dominado as tecnologias digitais ainda, muitos dos entrevistados, no entanto, acreditam que uma estratégia digital é parte necessária do caminho da empresa para alcançar o sucesso.
A prática do marketing permanece firmemente em transformação. Muitos profissionais do segmento afirmaram que o marketing mudou mais nos últimos dois anos do que nos últimos 50. E esse estado de constante mudança não sinaliza diminuir tão cedo. Aqui no Brasil o marketing digital está ganhando cada vez mais força e fazendo com que o meio online fique cada vez mais competitivo o quanto antes você preparar sua empresa para entrar no mundo online melhor, pois assim você pode se adaptar facilmente as mudanças do que começar do zero e ter que correr atrás do tempo perdido. A Edm2 tem como finalidade ajudar você e sua empresa a mergulhar no marketing digital focando sempre em resultados e obedecendo os limites e as peculiaridades de cada segmento.
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