Marketing

Marketing de Conteúdo: O que é e como fazer?

Vamos começar pelo o que é Marketing de Conteúdo? Se alguém te perguntar o que é? O que você responde? Para muitos, essa é uma das vertentes mais importantes que o marketing digital pode oferecer para as marcas se conectarem aos seus clientes de maneira virtual e ajudar a criar engajamento através da busca ou de plataformas digitais.

Dessa forma é indispensável para empresas que investem em estratégias específicas para o ambiente digital.

Você conhece esse tipo de estratégia e sabe como isso pode ajudar uma marca a ficar conhecida e gerar mais negócios para uma companhia?

Certamente, a sua resposta é NÃO. Caso contrário você não estaria lendo esse texto agora, não acha? Então, vamos entender de uma vez do que se trata.

Definição de Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é um tipo de estratégia de marketing que envolve a criação e compartilhamento de material online (como vídeos, blogs e postagens de mídia social) que não promove explicitamente uma marca, mas tem como objetivo estimular o interesse por seus produtos ou serviços.

Por exemplo, quando alguém precisa fazer um reparo na bicicleta, primeiro ela pesquisa sobre o que pode resolver o problema, não é? Nesse caso, a empresa que oferece essa informação tem relevância para o usuário e isso abre caminhos para que se torne cliente.

E a estratégia?

Perceba que ao criar uma estratégia de marketing de conteúdo, a empresa atrai o usuário que tem interesse específico em determinado assunto como no caso acima “Como arrumar pedal de bicicleta” e no caso tem uma loja online de bicicletas falando sobre o assunto.

Por isso, além de oferecer informações úteis, o conteúdo deve entregar o que as pessoas que precisam. A ideia é criar materiais que tenham relação com aquilo que você vende.

Tipos de Materiais de Conteúdo

Agora que você sabe a definição, listei aqui alguns tipos de materiais que são frequentemente utilizados em uma estratégia de marketing de conteúdo:

  • Artigos: Blog, Notícias, Citações, Reviews e etc.
  • E-books: Aconselho que o e-book seja curto e direto ao ponto. Evite e-books enormes e redundantes.
  • Vídeos: Estamos na era TikTok por isso complementar texto e vídeo é uma ótima estratégia.
  • Conteúdo para redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, Etc.)

Ou seja, podemos dizer que é possível certamente que um desses formatos vai impactar a pessoa que têm interesse pelo seu produto ou serviço, concorda?

Tenha Autoridade

Seja qual for o segmento, mercado e modelo de negócio, o marketing de conteúdo funciona quando ajuda o lead a resolver problemas.

Nesse sentido, com diferentes soluções para as demandas das pessoas, a empresa naturalmente se torna autoridade no assunto. Em outras palavras, é preciso produzir conteúdos para atrair usuários de forma natural, isto é, pela busca orgânica.

Portanto, essa estratégia torna a marca uma referência no ambiente digital e as pessoas passam a confiar mais na empresa. Podemos dizer que o marketing de conteúdo também está relacionado a um posicionamento de marca.

Como desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo?

Criamos uma lista com 5 etapas para desenvolver a estratégia. Confira:

  • Planejamento: identificar as pessoas certas para fazer as tarefas e estabelecer as metas que devem ser alcançadas.

  • Criar a persona: todo o conteúdo criado deve estar alinhado com a persona de cada negócio, ou seja, com o consumidor.

  • Desenvolver o conteúdo: independente dos formatos, aqui o foco é colocar a mão na massa e criar textos, posts, ebooks, etc.

  • Distribuição: depois de criar todo o conteúdo, precisamos espalhar pela rede, certo? Nesse momento precisamos usar diferentes canais para encontrar a persona.

  • Mensurar os resultados: só existe uma forma de saber se o conteúdo criado funciona: mensurando os resultados.

E agora que tal colocar em prática o que você aprendeu aqui.

Caso precise de ajuda a Edm2 é especializada em marketing de conteúdo para empresas. Fale com um de nossos especialistas online ou deixe um comentário. 

Edson Junior

Desenhista Industrial, pós graduado em marketing e com MBA em Marketing e emprendedorismo em curso. Gosto de postar dicas e informações sobre tendências de design no mercado de varejo.

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