Vamos começar pelo o que é Marketing de Conteúdo? Se alguém te perguntar o que é? O que você responde? Para muitos, essa é uma das vertentes mais importantes que o marketing digital pode oferecer para as marcas se conectarem aos seus clientes de maneira virtual e ajudar a criar engajamento através da busca ou de plataformas digitais.
Dessa forma é indispensável para empresas que investem em estratégias específicas para o ambiente digital.
Você conhece esse tipo de estratégia e sabe como isso pode ajudar uma marca a ficar conhecida e gerar mais negócios para uma companhia?
Certamente, a sua resposta é NÃO. Caso contrário você não estaria lendo esse texto agora, não acha? Então, vamos entender de uma vez do que se trata.
O marketing de conteúdo é um tipo de estratégia de marketing que envolve a criação e compartilhamento de material online (como vídeos, blogs e postagens de mídia social) que não promove explicitamente uma marca, mas tem como objetivo estimular o interesse por seus produtos ou serviços.
Por exemplo, quando alguém precisa fazer um reparo na bicicleta, primeiro ela pesquisa sobre o que pode resolver o problema, não é? Nesse caso, a empresa que oferece essa informação tem relevância para o usuário e isso abre caminhos para que se torne cliente.
Perceba que ao criar uma estratégia de marketing de conteúdo, a empresa atrai o usuário que tem interesse específico em determinado assunto como no caso acima “Como arrumar pedal de bicicleta” e no caso tem uma loja online de bicicletas falando sobre o assunto.
Por isso, além de oferecer informações úteis, o conteúdo deve entregar o que as pessoas que precisam. A ideia é criar materiais que tenham relação com aquilo que você vende.
Agora que você sabe a definição, listei aqui alguns tipos de materiais que são frequentemente utilizados em uma estratégia de marketing de conteúdo:
Ou seja, podemos dizer que é possível certamente que um desses formatos vai impactar a pessoa que têm interesse pelo seu produto ou serviço, concorda?
Seja qual for o segmento, mercado e modelo de negócio, o marketing de conteúdo funciona quando ajuda o lead a resolver problemas.
Nesse sentido, com diferentes soluções para as demandas das pessoas, a empresa naturalmente se torna autoridade no assunto. Em outras palavras, é preciso produzir conteúdos para atrair usuários de forma natural, isto é, pela busca orgânica.
Portanto, essa estratégia torna a marca uma referência no ambiente digital e as pessoas passam a confiar mais na empresa. Podemos dizer que o marketing de conteúdo também está relacionado a um posicionamento de marca.
Criamos uma lista com 5 etapas para desenvolver a estratégia. Confira:
E agora que tal colocar em prática o que você aprendeu aqui.
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