Última Atualização em 30 de agosto de 2015 por Eduardo Danton
Muitos especialistas preferem dividir o marketing em versões sendo 1.0 a inicial, 2.0 o início da era digital e 3.0 que nada mais é a era da colaboração e interação com seus clientes de diversas maneiras e através de multicanais. Ou seja o Marketing 3.0 pode ser definido como uma era de interação plena com o seu cliente através da tecnologia. Nos dias de hoje estamos vendo muitas indústrias atender a pedidos de clientes via Whatsapp, outras preferem as redes sociais, isso mesmo algumas conseguem fechar pedidos através de redes sociais.
Porém no Brasil muitas empresas nem sequer imaginam como fazer isso, aliás elas consideram esse tipo de atividade desnecessária e por isso muitas empresas acabam vendendo menos e consequentemente diminuindo de tamanho. Assim como no mercado B2C (bussiness to customer) o mercado B2B (business to business) está cada vez mais digital, compradores procuram na internet diversos produtos, em um único clique eles buscam diversos fornecedores de materiais. Esses compradores comparam muito mais, a competição ficou cada vez maior uma vez que toda a sua concorrência está alguns pixels de distância da tela de um potencial cliente.
Em mercado mais maduros como nos EUA e Europa a indústria se reinventou para ficar cada vez mais digital, vemos empresas de diversos segmentos compartilhando dicas no Facebook, algumas falam sobre curiosidades de seus produtos, outras apelam pelo story-telling de fabricação e junto com esses meios lançam campanhas digitais associadas com campanhas offline, dessa forma o poder de persuasão com um potencial cliente aumenta cada vez mais. De acordo com o site MarketingCharts e Marketo boa parte dos novos clientes para empresas B2B são de canais digitais:
Preparar a sua empresa para o cenário digital é muito importante para garantir o seu crescimento e facilitar o processo de vendas. Esse processo não acontece da noite para o dia, porém deve ser considerado em uma estratégia de longo prazo.