Última Atualização em 8 de julho de 2014 por Eduardo Danton
A realização de um Plano de Marketing se tornou essencial no cenário atual do mercado para o sucesso de sua empresa, ainda mais com a forte concorrência que existe hoje em dia. Muitos ainda acreditam que o marketing não é necessário, ou deve existir apenas em empresas grandes, e que pequenas empresas não precisam desse tipo de serviço. Apesar de muitas resistirem, a falta de estratégias de marketing especialmente desenvolvidas às necessidades pode acabar fazendo com que a empresa não consiga encontrar seu lugar no mercado.
Um Plano de Marketing não é distribuir panfletos, ou apenas mandar e-mails para um mailing especial, a função dele é organizar sua empresa e entender quais as necessidades de seus clientes, e, dessa forma poder planejar estratégias específicas que visam atender o que o público espera. Ele não é garantia de sucesso sempre, mas é um dos fatores que ajuda a diminuir bastante a chance de erro em suas ações, além de ajuda a captar clientes, e analisar o mercado.
Então, mesmo que você seja uma pequena empresa, procure ter um planejamento de marketing especial para o que você precisa.