Última Atualização em 12 de março de 2020 por Eduardo Danton
Porque vender no WhatsApp? Simples o Whatsapp é um aplicativo conhecido e usado por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo: 1,6 bilhão de usuários ativos por mês (WhatsApp 2019 Fact sheet). É o principal e mais popular aplicativo para trocas de mensagem no Brasil com mais de 150 milhões de contatos ativos somente por aqui.
Como já expliquei antes em outros artigos é muito importante estar onde seus clientes em potencial estão.
Por isso tomei liberdade de criar um passo a passo para que você possa implementar a ferramenta de WhatsApp e começar a vender por ela. Veja abaixo 9 pontos importantes para que você não cometa erros ao implementar o uso do WhatsApp na sua equipe de vendas e/ou departamento comercial.
1. Tenha um dispositivo móvel somente comercial
Antes de criar uma estratégia ou até mesmo começar a usar com seus clientes é necessário ter um celular e um número de telefone para serem utilizados apenas para negócios. Parece óbvio, mas é muito importante separar a empresa da sua vida pessoal.
Suponhamos que você não tenha um número corporativo. É provável que seus clientes liguem ou enviem mensagens após o horário comercial, o que pode afetar sua vida diária quando você não está trabalhando.
Além disso, se essa separação não estiver clara, você poderá escorregar e enviar uma mensagem privada para um cliente ou uma mensagem comercial para um membro da família ou amigo.
Uma grande vantagem de ter um dispositivo móvel com um número comercial exclusivo é que você pode atribuir a função de vendas do WhatsApp a outras pessoas da empresa como os vendedores ou o gerente comercial.
Se você estiver usando seu número pessoal, você provavelmente não vai gostar que seus funcionários tenham acesso às suas conversas pessoais.
2. Use o WhatsApp Web
Além do celular, você também pode usar o WhatsApp Web, que é uma extensão para acessar a conta do seu aplicativo no seu PC.
Para fazer isso, basta acessar o site https://web.whatsapp.com e conectar o número que você está usando ao computador. Basta apenas digitalizar o QR Code que aparecerá quando você acessar a página da Web do WhatsApp.
Recomendamos que você fique conectado a uma rede Wi-Fi para reduzir o uso do seu plano de dados, além de ter uma melhor estabilidade do aplicativo.
A melhor coisa sobre o uso da versão do WhatsApp na Web é que você ou uma pessoa designada pode fazer vendas no aplicativo e enviar mensagens através de um computador, tornando todo o processo de digitação muito mais fácil.
Outra vantagem é que ao usar o WhatsApp web você poderá usar o celular para outras atividades enquanto você está utilizando o WhatsApp web no computador.
3. Peça o número de WhatsApp de seus clientes
Você precisa criar maneiras de solicitar as informações de contato daqueles que já compraram de você ou dos interessados em seu produto ou serviço.
Muitas lojas costumam usar o WhatsApp para comunicar sobre lançamentos, promoções exclusivas e até eventos.
Uma boa estratégia é criar uma chamada para que seus clientes possam adicionar seu número a lista de telefone deles. Recomendamos que você ofereça alguma vantagem ao fazer isso já que muitas pessoas evitam de passar o número de telefone para qualquer um.
O mais importante durante esta etapa é pedir permissão para adicionar usuários à sua lista de contatos do WhatsApp e deixar claro que, ao fornecer o contato telefônico, eles receberão mensagens. Isso ocorre porque você precisa manter seus clientes em potencial satisfeitos, e eles nem sempre gostam de receber mensagens de estranhos.
Portanto, além de informar seu público que você usará o aplicativo para enviar mensagens, também disponibilize seu número em todos os seus canais para que os usuários reconheçam sua marca quando receberem suas mensagens. Como por exemplo foto de perfil com o logo da Empresa, Nome e também o headline.
4. Promova seu número do WhatsApp
Como mencionamos no item 3, as pessoas precisam identificar seu número do WhatsApp para que realmente leiam suas mensagens.
Portanto, você precisa comunicar sobre esse novo canal em todas as plataformas utilizadas pela empresa.
Adicione suas informações de contato em seu site, blog, mídia social e, se necessário, crie uma campanha de email marketing a respeito. O importante aqui é alcançar o maior número possível de pessoas.
Ao anunciar suas informações de contato, você permite que seus usuários decidam se desejam adicionar ou não o seu número. Notamos que muitas pessoas esperam que você faça o primeiro contato com elas e só adicionam o número quando precisam de fato falar com sua empresa.
O único problema com essa estratégia é que você não saberá quem o adicionou no WhatsApp se eles não enviarem uma mensagem a você.
Portanto, ao anunciar seu número, lembre-se de pedir aos usuários que enviem uma mensagem confirmando seu registro no canal de comunicação. Dessa forma, você poderá interagir com esses novos contatos e incluí-los em uma lista de transmissão se preferir.
É por isso que é importante ter um número só para fins comerciais. Imagine publicar o seu número pessoal e ter tantas pessoas com acesso ao seu WhatsApp seria uma baita dor de cabeça não?
5. Adicione os números dos seus clientes
Agora que você simplificou toda a parte prática de suas vendas no WhatsApp, é hora de começar a pensar em outras formas de usar o aplicativo.
A primeira etapa é adicionar os números de telefone de seus clientes com os respectivos nomes.
No começo, isso levará uma boa parte do seu dia, especialmente se você já tiver uma lista de pessoas que forneceu os contatos telefônicos. As vezes contatos podem ser importados de uma única vez para o celular para isso basta procurar na internet como isso pode ser feito.
É importante adicionar o nome e o sobrenome das pessoas para que seu serviço possa ser personalizado e evitar confundir as pessoas que você está conversando.
Se você oferece mais de um produto ou serviço, uma ótima dica é adicionar, aos nomes dos seus clientes, o nome do produto ou serviço que eles compraram ou estão interessados.
6. Crie listas de transmissão (muito cuidado)
Você se lembra quando lhe pedimos para adicionar aos nomes dos usuários o nome do produto no qual eles estão interessados (se você tiver mais de um produto)?
Isso será bastante útil quando você criar uma lista de transmissão para vender no WhatsApp.
As listas são ótimas porque ajudam a economizar tempo, especialmente quando o conteúdo enviado é o mesmo para mais de uma pessoa.
Mas a desvantagem dessa estratégia é que, se a pessoa não salvou suas informações de contato em sua agenda, ela provavelmente não receberá seu conteúdo. Portanto, é importante anunciar seu número antecipadamente, para que os usuários interessados salvem suas informações de contato.
A maneira mais fácil de criar listas é dividindo seus contatos entre as pessoas que já compraram de você antes e as que ainda não o fizeram.
Atenção: Cuidado para não criar muitas listas e correr o risco de ser bloqueado pelo WhatsApp!
7. Use gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são estratégias de vendas que levam em consideração o uso de emoções para influenciar as pessoas.
A decisão de comprar é um dos momentos ideais para aplicar gatilhos como escassez, reciprocidade, razão, curiosidade, urgência e assim por diante.
Basicamente, o que você precisa fazer é pensar em maneiras de enviar mensagens que estimulam o subconsciente das pessoas a escolher o produto ou serviço que você está oferecendo.
Quando falamos de gatilhos mentais, queremos dizer que você precisa estudar o seu público e fornecer o que eles querem, demonstrando que seu produto ou serviço é uma solução para um determinado problema. É por isso que você sempre precisa enviar conteúdo interessante aos seus contatos (caso contrário você estará fazendo SPAM!)
Este método usa três gatilhos mentais específicos:
Antecipação: Envie mensagens informando às pessoas que você tem uma novidade para criar expectativa. Assim, eles poderão se preparar porque saberão que algo novo está por vir;
Pertença: Explique que apenas um grupo pré-selecionado terá acesso a essa novidade, ou seja, mostre que somente aqueles na lista de transmissão do WhatsApp terão preferência e faça isso ser verdade (não engane clientes).
Escassez: Dê apenas um tempo às pessoas para que elas tomem uma decisão o mais rápido possível. Utilize termos como ultimas vagas, por tempo determinado ou enquanto durarem os estoques.
Não seja insistente, para vender no Whatsapp precisa ser natural
8. Envie conteúdo interessante (não só tente vender)
Se você já usa o WhatsApp diariamente, sabe que essa ferramenta é amplamente usada para transmitir informações que nem sempre são verdadeiras. E isso foi muito comentado pela mídia. Por isso que muitas pessoas não leem mensagens enviadas de números desconhecidos ou nem acreditam no que está sendo oferecido no aplicativo.
É por isso que você precisa pensar com cuidado antes de enviar qualquer mensagem para seus clientes via WhatsApp e, principalmente, para aqueles que ainda não são clientes e ainda não estão familiarizados com sua marca.
Obviamente, se você seguir as dicas acima, terá apenas números de telefone de pessoas que estavam dispostas a fornecer suas informações de contato e que autorizaram você a enviar mensagens. Isso significa que você está no meio do caminho, porque mostra que os usuários estavam interessados em você em primeiro lugar.
O melhor dos mundos quando falamos em conteúdo é:
- Envie conteúdo educacional relacionado ao seu mercado.
- Forneça suporte ao cliente por meio do aplicativo, incluindo mensagens de voz. Evite enviar audios com mais de 1 minuto pois muita gente detesta 😉
- Envie vídeos com informações úteis ou novidades.
- Comente sobre promoções
- Envie links do seu site ou de produtos e serviços.
- Não fale somente em vender
Atenção: Apenas tome cuidado para não se tornar uma daquelas pessoas que enviam mensagens o dia inteiro. Isso só irritará as pessoas. Evite tentar vender no WhatsApp a todo custo, seja empático!
9. Crie um agendamento de mensagens
Como em qualquer ação de marketing, a venda no WhatsApp também exige planejamento, especialmente se você tiver várias listas de transmissão e uma grande lista de contatos.
Para não ficar confuso ao enviar mensagens, crie um cronograma. Dessa forma, você pode se organizar e decidir com antecedência qual conteúdo enviar para cada lista e quando a mensagem será enviada.
Além disso, esse planejamento também ajudará você a não enviar a mesma mensagem mais de uma vez e ficar repetitivo.
Com essas 9 dicas você conseguirá não só vender no whatsapp, se relacionar com clientes e facilitar o dia a dia do seu time de vendas. Por isso considero o Whatsapp uma ferramenta essencial para estabelecer um relacionamento especial com seu cliente. Comente e fale o que achou dessas dicas!
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