Que tal aprender como fazer a gestão de Google Ads? Desde o início nos negócios on-line, mesmo que sua empresa ainda não tenha alcançado um forte reconhecimento de marca no mercado, a publicidade gráfica no Google AdWords é uma solução eficiente para melhorar suas chances de os usuários encontrarem você no mecanismo de pesquisa.
O tráfego do mecanismo de pesquisa de sites como Google, Bing e Co. representa a maioria de todos os visitantes únicos para a maioria dos sites. Existem muitas agências on-line projetadas para ajudá-lo a exibir anúncios gráficos eficientes e segmentados on-line, mas, teoricamente, até mesmo um iniciante pode criar e gerenciar sua própria campanha.
Oferecemos 3 dicas do Google AdWords para iniciantes que desejam executar campanhas na rede de anúncios do mecanismo de pesquisa líder de mercado.
Com as campanhas do AdWords, você pode exibir seus anúncios nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa do Google (SERPs), bem como na Rede de Display do Google. Se você deixar as configurações como padrão, todas as campanhas serão veiculadas nos dois canais. Isso geralmente não faz muito sentido, pois eles têm diferentes requisitos básicos para o sucesso. Ambos precisam de diferentes tipos de planejamento, design e otimização, dependendo do que você espera alcançar em cada um.
No mecanismo de pesquisa do Google, os usuários inserem termos de pesquisa concretos na barra de pesquisa – como profissional de marketing, você pode reagir a isso, otimizando seu texto de exibição e sua página de destino para corresponder a determinadas palavras-chave correspondentes, permitindo que você mostre a um usuário em potencial o resultado de pesquisa perfeito para o termo de pesquisa desejado.
O marketing de exibição, por outro lado, envolve anúncios do Google sendo colocados em sites relevantes para o tópico de sua rede de anúncios – sites como blogs ou portais de notícias. Os usuários navegam nesses sites, lendo conteúdos e assistindo a vídeos, sem procurar nenhum produto específico. O desafio aqui é chamar a atenção do internauta e convencê-lo a clicar no seu anúncio. Você está tentando interromper o fluxo de leitura deles sem ser muito simplista ou perturbá-los.
Portanto, as redes de display e as pesquisas do Google oferecem pontos de partida completamente diferentes para atrair a atenção do cliente e, como resultado, apresentam desafios totalmente diferentes aos profissionais de marketing. Você deve separar esses dois canais e utilizá-los individualmente. Tentar executar a mesma campanha do Google AdWords em ambos os canais seria contraproducente.
Por meio de diferentes tipos de correspondência, os profissionais de marketing têm a opção de determinar quais termos de pesquisa acionam a exibição do anúncio. Muitas pessoas simplesmente optam pelo que é conhecido como correspondência ampla como palavras-chave. Uma correspondência ampla é exatamente o que você esperaria de seu título: o Google exibirá o anúncio para todas as consultas de pesquisa que correspondam à palavra-chave até certo ponto. A suposição que muitos iniciantes fazem é que isso significa que eles alcançarão o maior número possível de clientes em potencial. O problema é que o Google às vezes interpreta uma correspondência ampla de forma um pouco incorreta.
A consequência disso é que o anúncio também será exibido para correspondências de palavras-chave menos relevantes. Um exemplo clássico disso é para uma loja de vasos online: uma correspondência ampla para a palavra-chave “vaso” é a palavra-chave “flores”. A conexão entre os dois termos é próxima, mas no contexto da publicidade gráfica, na verdade é bastante contraproducente. A razão é que as pessoas que procuram flores presumivelmente não estão interessadas em ver anúncios de uma loja de vasos. Isso significa que a taxa de cliques (CTR) cairá – levando ao desperdício de dinheiro.
A melhor tática aqui é ativar todos os tipos de partida. Juntamente com a opção de correspondência ampla’, você pode incluir:
Outra dica importante é trabalhar com palavras-chave negativas. Isso pode ajudar a evitar cenários que surgem facilmente, como o exemplo dado acima. Se, como operador de loja de vasos, você não quiser que seu anúncio seja exibido quando os usuários pesquisarem por “flores”, basta inserir “flores” como palavra-chave negativa. Isso impedirá que seus anúncios sejam exibidos quando esse termo for pesquisado.
Otimizar seus termos de pesquisa é realmente a tarefa mais importante quando se trata de executar uma campanha bem-sucedida do AdWords. É recomendável verificar regularmente os termos de pesquisa atuais em tendência e ver para quais pesquisas seus anúncios estão sendo exibidos. Essa é a melhor maneira de identificar palavras-chave irrelevantes ou não lucrativas. Ao excluir essas palavras-chave inadequadas, você pode continuar a restringir seu grupo-alvo, evitar perdas dispersas e garantir que seu orçamento seja melhor gasto no final do dia.
O Google AdWords oferece a você a chance de criar diferentes campanhas com diferentes grupos de exibição de anúncios – você deve aproveitar isso. Um erro clássico cometido por iniciantes do AdWords é inserir muitos termos de pesquisa em um único grupo de foco de anúncio.
À primeira vista, palavras-chave como “comparação de preços de notebooks de marca” ou “avaliação de notebooks de marca” parecem ser realmente fortes. Eles cobrem os mesmos produtos, mas as intenções de pesquisa do usuário são diferentes para cada um. Mas os usuários nestes casos estão em diferentes fases do processo de decisão de compra. Portanto, você deve dedicar um tempo para criar uma estrutura de grupo de anúncios diferenciada. Ao separá-los, você pode garantir que os usuários em cada fase diferente do processo de tomada de decisão recebam o texto do anúncio apropriado, o link e a referência correspondente ao seu website.
Assim como discutimos em nossa seção de conselhos sobre como começar a usar o Google AdWords, o desafio para iniciantes do AdWords é otimizar seus anúncios em relação a seus respectivos objetivos de marketing. Como o orçamento geralmente é limitado e as palavras-chave lucrativas são muito procuradas, isso pode ser muito difícil. Portanto, recomendamos que cada campanha do Google que você executa tenha uma meta clara e calculada.
Sem algo bem definido e conciso para almejar, você pode acabar jogando muito dinheiro pelo ralo com muita facilidade sem conseguir nada. Não basta simplesmente aceitar perdas dispersas e gastos desperdiçados como parte integrante de uma campanha de publicidade paga. Para o planejamento e otimização de ideias, você precisa entender completamente o recurso integrado de rastreamento do Google AdWords.
O Google AdWords oferece muitas opções de rastreamento, que muitas vezes não são utilizadas adequadamente pelos profissionais de marketing.
Em primeiro lugar, todo usuário deve ativar o acompanhamento de conversões por padrão. Isso é relativamente fácil de fazer usando a seção de suporte do Google AdWords e pode ser usado para muitas metas diferentes: vendas, consultas de contato, registro de boletim informativo ou downloads. Ao usar isso em conjunto com o Google Analytics, você pode obter uma análise e otimização ainda mais precisas. KPIs como retenção, taxa de rejeição ou número de páginas visitadas também podem ser incluídos aqui. Essas ferramentas são essenciais para a otimização – para mais dicas, você pode ver nosso guia completo para otimização de anúncios gráficos.
Fazer a Gestão do Google Ads e Executar sua primeira campanha do Google AdWords é um desafio significativamente mais difícil do que a maioria dos profissionais de marketing imagina. Sem a preparação, o treinamento e o conhecimento corretos das muitas opções que o Google oferece aos anunciantes, você pode descobrir rapidamente que está jogando dinheiro fora. Os orçamentos geralmente são apertados no início – deixando pouco espaço para experimentar. Por isso, você deve criar estratégias e planejar analiticamente para garantir o máximo de suas campanhas do Google.
Ao seguir nossas dicas do Google AdWords, você pode obter o melhor bloco de partida possível.
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