Administração

“Exercite” o seu marketing!

Refleti muito sobre este artigo tomei a decisão de comparar os esforços de marketing com a academia e como o marketing deve ser exercitado nas empresas como o nosso corpo em na musculação.

Porque devemos “exercitar” o nosso marketing?

Fonte: Giphy

Basicamente é assim, você vendo o corpo escultural dos outros decide fazer uma academia, bom até aí ótimo uma vez que fazer exercício físico é algo bom para qualquer pessoa. Dai você começa a frequentar a academia todos os dias na primeira semana, na segunda nem tanto, na terceira nem vai e dai começa a deixar de ir. Depois você chega com uma ideia: Vou contratar um personal, você conta para ele o seu objetivo e ele te auxiliará com exercícios e planos de treino, alguns vão te orientar a mudar a dieta ou seja você terá que ir no nutricionista, do nutricionista começa a investir em suplementos alguns caros diga-se de passagem e mesmo assim você vai, começa na primeira semana ok, na segunda já começa a fugir da dieta, na terceira começa achar tudo muito caro no fim você chega a conclusão que o objetivo que você tanto quer é caro, muito difícil, o personal é ruim, o nutricionista não é bom ou o suplemento que não funciona. Você acaba esquecendo que tudo isso são ferramentas/meios para você alcançar ao seu objetivo de um corpo escultural. E esquece que o ingrediente principal para atingir o objetivo é você! Tudo depende do seu foco e determinação!

Assim como na academia uma empresa com o seu marketing (outras áreas também) necessita de exercício e dedicação, não bastam ferramentas, meios, canais, investimento mas sim engajamento, objetivo, foco e determinação. Hoje vejo que muitas empresas abandonam meios e ferramentas por que o primeiro resultado não superou as expectativas ou pior as vezes nem alinham as expectativas e ficam esperando um verdadeiro milagre de ações que exigem amadurecimento e também muito teste. Vou citar alguns exemplos:

Caso 1 – Revendedora de peças náuticas

Outro dia recebi uma ligação aqui de uma empresa de peças náuticas que me explicou: “Temos feito email marketing há um ano, porém não obtemos nenhum resultado não sei o que fazer acho que a ferramenta está nos prejudicando, gostaria de saber como a Edm2 pode me ajudar?”
Eu respondi, bom como você sabe se é a ferramenta?
Empresa: “Eu não sei, apenas suspeito..”
Edm2: Vocês acompanham os relatórios de performance?
Empresa:”Não, o que é isso?”
Edm2: “São relatórios que indicam quantidade de abertura e leitura de emails, cliques, spam e etc”
Empresa: “Não fazemos”
Edm2: “Vocês fazem limpeza de base com frequência?”
Empresa: “Não”
Edm2: “Você envia mala direta com algum benefício para o cliente? O que ele ganha com o email marketing de vocês?”
Empresa: “Falamos de promoções apenas, mandamos uma arte”

Bom só pelo meu curto diálogo podemos concluir que boa parte das boas práticas de email marketing não estão sendo seguidas, nesse caso é muito mais simples concluir que a campanha não dá certo por conta da ferramenta.
Esse caso do email marketing pode ser replicado para Adwords, Facebook, Linkedin e vários outros meios, quando você não consegue determinar e focar no objetivo da mensagem ela se torna dispensável. Nesse caso do email marketing o que eles realmente esperam de uma ferramenta como essa?

O marketing não é “Fastfood” com fast resultados!

Fonte: Giphy

O fato de fazer alguma coisa só por fazer não quer dizer que existe uma esforço por parte da empresa. Existe a iniciativa apenas.
O esforço é insistir e identificar o que pode ser melhorado, o que esperar da ferramenta, quais os indicadores fundamentais para o acompanhamento dessa ação entre outros fatores. Não estou dizendo que as vezes campanhas e ações sem planejamento não funcionam mas podem ter certeza que as bem pensadas, planejadas e com um ritmo de teste focado em erros e acertos com certeza é mais eficiente. E isso demanda tempo para ser colocado em prática e não acontece da noite para o dia!

 

Marketing exige três investimentos: esforço, tempo e dinheiro.

No mundo digital não podemos achar que todo tipo de campanha rápida trará resultado rápido, muitas delas devem ser trabalhadas e exercitadas (Esforço) além disso temos que possuir outros dois elementos: tempo e dinheiro para se tornarem eficientes. Assim como o simples fato de ir até a academia e fazer qualquer exercício não ajudará você a alcançar o objetivo esperado.

Eduardo Danton

Publicitário e estrategista de marketing com 14 anos de experiência na área de marketing. Atuei como especialista de marketing em redes de lojas, fabricantes de insumos e como inside sales em multinacional de tecnologia. Gerente de Projetos formado pela FGV. Certificado em SPSS, Cognos, Unica NetInsight, Core Metrics, Oracle SIEBEL, SugarCRM, Pipedrive e Mautic.

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